domingo, 22 de novembro de 2015

Sicyos marth, Cogn

Sicyos marth, Cogn
É conhecida como Curuba no estado de Pernambuco, o seu nome popular nos estados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro é Pepino do Mato.
Vulgarmente conhecida como Pepino do Mato

Panta cipó, com folhas de dois lobos obtusos, triangulares e denteados. Flores de cor amarela, sendo que as masculinas estão dispostas em cacho.
Fruto comprido, em forma de ovo, com 6cm de comprido, no centro 4 ½ de diâmetro verde claro, com pequenas manchas redondas de cor avermelhada: smentes chatas de 5mm de comprimento.
O fruto tem sabor e cheiro de pepino e também é consumido como tal. Os frutos socados e macerados com álcool e água, partes iguais, serve as mulheres como loção para o cabelo.
Encontrei no fruto: óleo gorduroso, ácido resinoso, albumina, glucose mucilagem.

Sicyos quinquelobatus, Cogn
Nos Eatdos de Alagoas, Espírito Santo, São Paulo, Minas e Rio de Janeiro é conhecida sob o nome popular de Melancia de cobra e ainda Pepino miúdo do mato.
Muito encontrada nas plantações de café, tem folhas com 5 lóbos obtusos, flores pequenas brancas, as masculinas em cachos e as femininas isoladas. O fruto tem forma de azeitona, verde escuro, manchado, sem cheiro, com sabor de pepino, motivo pelo qual é consumido como conserva.
O fruto contém: óleo gorduroso, ácido resinoso, albumina, glicose, mucilagem e cinzas contendo manganês.
O óleo gorduroso é verde assim como o acido resinoso, não tem cheiro nem sabor. O decocto das folhas é empregado em clisteres no catarro intestinal e hemorroidas.

Sicidium monospermum, Cogn
Conhecida npo Rio de Janeiro como fava de Santo Ignácio.
Planta cipóPlanta cipó, com folhas grandes e triangulares Flores de cor amarelo-claro, papilhosas, as flores masculinas são encontradas em panículas e as femininas isoladas, raramente aos pares.
O fruto tem apenas uma semente, de cor cinzento clara de 8cm comprimento 5 ½ cm de largura no centro, tem um bordo de 8mm de largura dando a impressão de uma aza. Sementes de cor cinzenta, quase redonda de sabor amargo nauseabundo.
O albume seco pesa 3,776 grs e fornece: óleos graxos consistentes, de sabor desagradável e rançoso. O albume em emulsão é aplicado em casos de constipação e flatulência. Como drástico tomam-se dois albumens com açúcar. No caso de hidropisia tomam-se três sementes diariamente.


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro Peckolt

Nenhum comentário:

Postar um comentário