sábado, 21 de julho de 2018

Cambuí, um dentifricio vegetal.

Myrtacea de Cerrado

É dentifrício com propriedades adstringentes e antissépticas, vem preencher essa lacuna. É um agradável elixir para a higiene perfeita da boca; dissolve o tártaro e impede as ligeiras saídas de sangue da gengiva; na piorreia (infecção na gengiva e deixa os dentes abalados), atua sobre as bolsas piorreias e favorece poderosamente o tratamento desta terrível moléstia. Controla a purpura hemorragia estancando as gotículas de sangue que brotam no céu da boca e bochechas, e outras irritações provocadas pelas escovas excessivamente duras e os trajetos fistulosos nos quais é indispensável uma constante assepsia para evitar que o mal se propague.
Cambuí é, o dentifrício ideal porque além de fazer a completa profilaxia da boca, não ataca a dentina nem o esmalte dos dentes e conservando o brilho.
O Cambuí é indispensável na hemorragia, nas ulceras e fistulas locais, e conservação dos dentes, no pós operatório dental para agilizar a profilaxia da boca.
Myrtacea  é também conhecia como pedra-hume-caá, pedra-hume-caá e pedra-ume-kaa. A parte da planta que pode ser usada para tratamentos alternativos são suas folhas, cascas e raiz.
As propriedades medicinais que a planta possui servem principalmente para quem enfrenta problemas como descontrole do colesterol, diarreia, diabete, enterite, problemas renais, inflamação no ovário e útero, hemorroidas.

Bibliografia: Guia Terapêutico da Medicina Vegetal do Laboratório Catedral.
B. Guertzenstein – Farmacêutico pela Universidade do Rio de Janeiro – 1940
https://www.chabeneficios.com.br/controle-o-colesterol-tomando-cha-de-cambui/

Nenhum comentário:

Postar um comentário