domingo, 26 de novembro de 2017

A bananeira de Madagascar é legume para os nativos

Esta elegante bananeira, é oriunda da Madagascar, foi introduzida no brasil desde muitos anos, como planta de ornamentação para os jardins, e na época e no século XIX já estava perfeitamente aclimatada no Brasil. É encontrada em muitos jardins públicos e privados em quase todo território brasileiro.

A planta quando nova não apresenta colmo algum, porém depois de bem desenvolvida forma uma haste lenhosa que atinge de 3 a 4 metros e as vezes 8 m de altura, marcada de cicatrizes deixadas pelas folhas caidiças, tendo a parte superior 20 a 30 folhas , opostas, com os pecíolos de 60 a 90 cm de comprimento, grossos, aproximados, suculentos, em feitio de bainha, formando pela sua justaposição no colmo e maneira como se acham dispostas as folhas que são inteiras, um grande leque.
E Madagascar empregam os grelos da planta como um bom legume, e as folhas para alimentar os animai; com as sementes reduzidas a farinha e fervidas com leite fazem um mingau.Com o arilo extraem uma substancia oleosa que serve para iluminação.
As bainhas das folhas formam pela sua junção um reservatório, de onde extraem-se um liquido aquoso que se acumula em grande parte pelas chuvas, o qual pode ser obtido desde que se perfure a base do pecíolo, é límpido, transparente, de sabor particular, um tanto áspero de sabor, mas que não é desprezado na falta de água para mitiga a sede dos viajantes e por isso este é o seu nome na ilha de Madagascar, Árvore do Viajante.
As sementes também são usadas para alimentação, mas não se justifica o cultivo, pois a alimentação brasileira tem outros grãos bem mais nutritivos.


Bibliografia: Peckolt – Theodoro e Gustavo - História das Plantas Medicinais e Úteis do Brasil (1888-1914).

Nenhum comentário:

Postar um comentário