sábado, 27 de janeiro de 2018

Sumaré acaba com bronquite crônica

Cyrtopodium andersonni, Rold. Tem o nome popular de Rabo de tatu, cana grude, cana de sapateiro.
Cyrtopodium andersonni, Rold
É uma planta epífita, pseudobulbosa que cresce sobre as árvores, especialmente sobre os coqueiros, agarrando-se aos troncos por meio de um grande número de raízes fibrosas, duras, socas e de cor de palha, formando pela sua reunião uma enorme soca e dirigindo-se a maior patê delas para a parte superior, onde se entrelaçam e emitem alguns pseudocaules, grossos carnosos, suculentos, coberto por folhas opostas. Floresce nos meses de setembro e novembro e tem frutos bem desenvolvidos de janeiro a abril.
Habita quase todos os estados do Brasil, onde é encontrado, vegetando de preferencia por sobre os troncos  dos coqueiros, Acrocomia sclerocarpa, e em pleno sol. O pseudobulbo quando velho perde as folhas e deixa a descoberto grandes cicatrizes, mais ou menos escuras, que se notam numa haste de cor amarelada com a extremidade aguçada, semelhante a cauda de um tatu.
Este pseudocaule é suculento, mucilaginosos, duro e fibroso; é usado depois de contuso sobre a forma de cataplasma para resolver tumores.
O suco de é usado como cola, mas não tem valor efetivo como força adesiva, pois é muito fraca. Tem fibras fortes que servem para a indústria.
O povo prepara com partes iguais de suco do pseudocaule e açúcar um xarope contra a coqueluche e bronquites crônicas.
A infusão é usada em injeções contra a gonorreia.

Bibliografia: Peckolt – Theodoro e Gustavo - História das Plantas Medicinais e Úteis do Brasil (1888-1914).

Nenhum comentário:

Postar um comentário