domingo, 14 de outubro de 2018

Erva de Santa Luzia é tradicionalmente contra o terçol

Erva de Santa Luzia

Erva de Santa Luzia,  Chamaesyce hirta (L.) Millsp é planta vulgarmente usada nas doenças dos olhos mas ela constitui, um excelente expectorante e antidispepneico, dando ótimo resultado no tratamento das afecções dos órgãos da respiração, notadamente na asma e bronquite crônica.
É aconselhada igualmente, na cura da blenorragia.
O cozimento é usado em lavagens, terçol, inflamação e purgação dos olhos.
Em vez de cozimento pode ser usada a tintura, diluindo 10 gotas num cálice de água fervida, deixando amornar e aplicando em lavagens  lentas e prolongadas.
 Sementes de Imburana, Commiphora leptophloeos, é uma planta de muitas qualidades e diversas utilidades, são tantas as suas virtudes que, para o nosso caboclo, a “Imburana cura, quase tudo”. Por isso suas sementes devem estar sempre a mão, para qualquer caso.
É planta de Caatinga e de Serrado. Na sua origem é planta medicinal popularmente conhecida.
sementes de Imburana
É agradavelmente aromática. É excitante e tônico, age como revigorante.
Suas sementes são balsâmicas nas doenças dos órgãos respiratórios, principalmente nas bronquites, os seus efeitos cessam a tosse; desaparecem as dores no peito, provoca a expectoração, facilita a respiração.
Analgésico para dores de cabeça. Popularmente são torradas e reduzidas a pó e empregadas como rapé em pitadas. Desse modo a dor de cabeça desaparece como por milagre.
Utilizada contra a mordedura de cobra.
Bibliografia: Guia Terapêutico da Medicina Vegetal do Laboratório Catedral.
B. Guertzenstein – Farmacêutico pela Universidade do Rio de Janeiro - 1940  


Nenhum comentário:

Postar um comentário