segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Muirapuama

Sinomia: Marapuama
Etimologia da palavra: A palavra Muirapuama vem de Muira (ou Muyra) que significa lenho de árvore e puama, forte, potente. Segundo outros Muyra ou melhor Puyra) significa colar e apuam ou puam, arredondado ou esférico, este talvez originado da forma dos frutos da planta, que, é provável, seriam de adorno para a nossas índias.
Nome científico: Muirapuama é de fato uma Olacacea, mas não a Dulaci Ovata.
Muirapuama é uma árvore de ramos alternos, delgados, cilíndricos, glabros; os ramos mais novos são sub-angulosos, levemente sulcados longitudinalmente e em geral um tanto flexuosos.
Folhas alternas, oblongo-elipticas, longa e estreitamente acuminadas, um tanto obtusas, de base aguda, verde-escuras na página superior e mais claras na inferior, de 9 a 11cm de comprimento por 2,5 a 3 cm de largura, sub-coriaceas quando adultas, glabras, a nervura, mediana e levemente sulcada na face superior e mais claras na parte inferior, de 9 a 11 cm de comprimento por 2,5 a 3 cm de largura, sub coriáceas quando adultas, glabras, a nervura mediana é levemente sulcada na face superior e bastante saliente na inferior; as nervuras secundarias partem quase horizontalmente da mediana, arqueando-se próximo à margem, onde aparece fina trama, muito pouco saliente, margens integérrimas, revolutas, sub-cilindrico,  caniculado.
Droga: A parte empregada da  Muirapuama é a raiz das plantas novas. Disse-nos o Dr Ducke, botânico do Instituto Emilio Goeldi, que os ervanários amazonenses só colhem a raiz das plantas novas por suporem que as árvores adultas, de aspecto um tanto diferente, não sejam da mesma espécie vegetal.
Como o alcaloide, Muirapuama, quase que só existe na casca, seria talvez mais logico empregar as cascas árvores adultas, o que evitaria o sacrifício dos exemplares novos com a retirada das raízes. Somente um exame químico dessas cascas poderia resolver de vez essa questão.
A droga comercial é constituída de raízes e restos da base do caule.
Seu cheiro é fraco e seu sabor levemente amargo e adstringente.
A muirapuamina existe quase que exclusivamente na casca; o lenho da raiz pulverizado encerra apenas traços desse alcaloide, segundo pesquisa. Seria por tanto mais razoável que se usasse apenas as cascas do caule e ramos de árvores adultas, evitando-se assim o sacrifício inútil dos exemplares novos, com a poda das raízes, tornando a droga muito mais ativa.
Propriedades terapêuticas: É droga útil no tratamento das doenças do sistema nervoso.
Dá resultado comprovado nas astenias gastro-intestinais e circulatórias, na atonia da ovulação e na impotência genisica.
Deu bom resultado também na  afrodisíaca, neurastenia, ataxia locomotriz, nas nevralgias antigas, no reumatismo crônico, nas paralisias parciais, esta planta  dá resultados duráveis.
Externamente se emprega  a tintura em fricção  contra reumatismo e a paralisia.
Bibliografia: Revista de Medicina e Farmácia de 1925 – Rodolpho Albino Dias da Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário