sábado, 28 de outubro de 2017

Entre a cidreira e o limão fica o cheiro do Capim Limão

Capim barata, Jacapé, Capim cidreira, Capim limão, Barba de boi, Paraturá, é o Killingia odorata, Vahla
Esta planta apresenta um curto rizoma com raízes delegadas e fortes, espalhadas em diversos sentidos; dele parte um grande número de rebentos que constituem os colonos, formando conforme a idade do vegetal, uma grande soqueira.
Estes colmos são cilíndricos na parte interna é de cor branca esverdeada, vemente amarelada, violácea purpura próximo da base.
As folhas mais antigas não tem bainha tão pulverulenta e são maior parte marcadas numa margem por friso de cor mais ou menos ruiva.
É uma planta nativa do Pará ao Rio de Janeiro.
As folhas do capim cheiros e os rebentos possuem um aroma forte, agradável semelhante ao da erva cidreira r ao do limão; tem um sabor adocicado a principio e depois ligeiramente amargo, picante, muito parecido com o das cascas do limão, mas não tão forte, porém, mais agradável, e o da parte interna do colmo mais adocicado do que amargo.
As folhas secas perdem completamente o aroma, permanecendo porém, um sabor levemente amargo.
A época do ano apropriada para a obtenção de óleo essencial é no meados de Agosto – Setembro, sento necessário colher a planta antes da inflorescência.
Para usos medicinais deve-se empregar a planta fresca; a alcoolatura, a infusão e o hidrolato são as únicas formulas farmacêuticas.
As folhas de capim cheiroso são vulgarmente usadas como aromáticas, antiespamodicas, diuréticas, diaforéticas, cientificamente se provou carminativa, ou seja facilita expulsão de gases do estomago; acalma as gastralgias e por isso são excitante estomáquico.

Bibliografia: Peckolt – Theodoro e Gustavo - História das Plantas Medicinais e Úteis do Brasil (1888-1914).


Nenhum comentário:

Postar um comentário