quinta-feira, 8 de março de 2018

O Jaborandi era usado como afrodisíaco no passado.

Jaborandi do Rio

Muitas são as plantas conhecidas pelo nome de Jaborandi. A maioria destes vegetais pertence a família das Piperaceas, outros a das Rutaceas e, segundo autores, também a das Scrophularias.
O Jaborandi do rio é um arbusco de 3-4 metros de altura de ramos verrugosos, grabras, membranáceas, coriáceas e pontuadas ou agudas, na base muito desiguais, arredondadas.  O arbusto é alto, mas o caule, ainda que grosso, as vezes é tão débil que se apoia sobre outros como se fosse um arbusto trepador, geniculado junto aos ramos que rebentam para o vértice, é roliço e glabro.
A raiz é muito usada em infusão de 45 grs em ½ l de água fervendo, como sudorifico, aos cálices, e como afrodisíaco; em tintura como estimulante na paralisia, internamente na dose de 8 a 20 gotas e externamente em fricção.
As folhas tem aroma devido ao óleo essencial de cor verde clara, de sabor ligeiramente picante, cujo aroma s assemelha um pouco \o da hortelã-pimenta, são empregadas em infusão como sudorificas e afrodisíacas; as raízes e bem assim as folhas são usadas em gargarejos contra as dores de dentes, empregando-se também para este fim os talos novos da planta e os amentilhos que são mascados na ocasião.
O principio ativo conhecido da planta no século XIX era a piperina. Seu produto é o aroma muito usado na perfumaria.
Não existia o estudo fisiológico do extrato da piperiona. Entre 10 e 20 grãos produzia uma sensação de ardor na faringe, no estomago e no reto, bem como vermelhidão nos olhos em torno do nariz e lábios. Era usada em frebre intermitente de efeito mais brando.
Das folhas de Jaborandi se extraia um alcaloide que denominaram Arthantina.

Bibliografia: Peckolt – Theodoro e Gustavo - História das Plantas Medicinais e Úteis do Brasil (1888-1914).

Nenhum comentário:

Postar um comentário