domingo, 1 de abril de 2018

Canela sassafrás é antiartrítico natural


Ocotea odorífera, já foi chamada cientificamente de Mespilodaphne sassafrás, Meissn. Seu nome popular mais comum é Canela sassafrás, também conhecida como Canela funcho, Sassafrás, Louro sassafrás.

Era uma árvore muito comum na paisagem urbana do Rio de Janeiro no século XIX. Bonita sempre viçosa, verdejante, de ramos eretos, folhas coriáceas em tom verde escuro luzidia na face superior e verde claro na inferior.
Inflorescência em racimos, de flores hermafroditas, de cor branca e muito cheirosa. O fruto é uma baga um pouco carnosa, do tamanho de uma azeitona oval, de cor amarela avermelhada, lustrosa quando madura, imersa até o meio em uma cupola, dura, um tanto lenhosa e de cor verde escura,.
Toda a planta é aromática, sendo as folhas, em pequena proporção. É um excitante aromático e antiartritico.
As flores também são aromáticas e fornecem pela destilação um óleo essencial de cor esverdeada, de aroma particular lembrando a flor de laranjeira e jasmim, de sabor acre.
O óleo essencial das flores e das folhas poderiam servir com grandes vantagens na confecção de perfumarias e bem mereciam fazer parte da terapêutica brasileira por causa de suas propriedades medicinais apregoada pelo povo.
Normalmente é usada em fricções nas nevralgias e nas dores reumáticas; é tido como excelente inseticida.
O cozimento das raspas da madeira é considerado ótimo depurativo.
A casca da raiz é aromática e contem bastante óleo essencial; é usada em cozimento de 100 grs para um litro de coadura, na dose de alguns cálices por dia para combater o reumatismo.
Tanto as cascas da árvore como as da raiz são consideradas sudorificas e diuréticas.
A madeira é considerada de inferior qualidade e pouco usada na construção civil. Sua cor é amarela raiada de veios escuros, porosa.
Bibliografia: Peckolt – Theodoro e Gustavo - História das Plantas Medicinais e Úteis do Brasil (1888-1914).



Nenhum comentário:

Postar um comentário