J.R. Monteiro da Silva da Sociedade Nacional de Agricultura-Almanak Agricola Brasileiro 1915
Repare aquela ervinha raquítica e rasteira, quase sempre em grupo, que parece um escárnio perante tanta pujança, a poaia, Urogoga ipecacuanha, Balil, de tanta ação medicamentosa em suas raízes, que milhões de vidas tem sido poupadas graças ao seu efeito como específico das disenterias e como vomitivo infalível. Tão esquiva e pujantes, que deixa distanciados os desta naquele meio férico, ela esconde na sua pequenez efeitos terapêuticos forte que deixa distanciados os próprios Jequitibás com toda sua disforme.
Cipó Suma |
Mais adiante a árvore ciclópica, de casca fendida, por onde brotam lágrimas transparentes, como prantos prolongados de uma vida atribulada; é o Jequitibá, Hymenea coobaril, Lin.
Essa árvore de tanta utilidade, proporcionando uma bela resina transparente de tanto préstimo na indústria do verniz, sendo um excelente auxilia dos medicamentos expectorantes, ainda reserva no âmago de seu cerne uma sobra da seiva descendente, como se fora o próp´rio vinho doce em maceração natural com a resina medicinal, a matéria extrativa tânica e amarga e outros princípios salutares da preciosa madeira.
Essa seiva de Jatobá, tão conhecida e empregada como melhor tônico amargo e exepectorante, serve, usado aos cálices ás refeições, para levantar o organismo depauperado, fortificar o débil, dar apetite ao dispéptico e auxiliar a digestão, constituindo uma bebida natural e para de muito valor medicinal.seiva de jatobá,
Em vez de tantos vinhos, elixires, licores, etc.. Que mais agravam as moléstias gástricas, irritando as mucosas, é preferível a seiva de jatobá, preparada na retorta da natureza, mais sincera do que a da química, que a ganância quase sempre perturba a sua pureza. Qual a jovem fraca e anêmica que não recupera o seu vigor e a cútis corada e bela com o uso constante desta seiva?
Depois vem a infusão das cascas como o mais apreciado remédio para o catarro da bexiga e a retenção urinária.
Se os médicos empregassem o chá de casca de jatobá, evitariam muitas operações, muita operações, muitas injeções vesicais e curariam com facilidade as moléstias da bexiga. Aquele cipó que sobe pelo tronco da catuaba é o cipó suma, Anchietea salutaris, St Hill, justamente do roxo que é a melhor qualidade. Qual é a moléstia da pele que resiste ao tratamento pelo cipó suma?
Os dartos, erupções os furúnculos, os eczemas, as diversas erupções populosas e vesiculosas e outras moléstias da pela, são perfeitamente curadas com o uso do xarope de Cipó suma que se toma de duas a três colheres de sopa por dia. O xarope é feito com cem gramas de casca de raiz para dois litros de água, que se deixa ferver até reduzirem-se a um litro; côa-se e jutam-se , para cada cem gramas do cozimento, cento e cinqüenta gramas de açúcar refinado. Engarraf-se e guarda-se em lugar seco, conservando-se por muito tempo sem se azedar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário