domingo, 7 de agosto de 2011

Sobre as Plantas Afrodisíaca - Parte II

Revista Brasileira de Farmácia – Evaldo de Oliveira –junho de 1947

Café – O usadíssimo infuso e decoto de sementes torradas de Coffea arábica.

No que nos interessa, já em 1842, as preparações das sementes foram dadas como capazes de atuar nos órgãos sexuais despertando atividades manifesta com repecafe_coloridorcussão não só no amanhecer precoce da puberdade, como determinando uma impotência antecipada e influindo “na vida sexual pela intensidade desenvolvida”, chegando mesmo a alterar a moralidade”.

 

Calamo aromático – O Acorus calamus, L. Acoro verdadeiro está inscrito em nossa Frmacopéia, bem como em vinte e duas outras. É uma planta vivaz de rizoma anelado e horizontal.

A composição química revela um princípio amargo, acorina, a qual se decompõe fornecendo acorina; calamina; colina; tanino; resina; essência; etc.

Oswaldo Costa e Jaime Cruz dão entre outros usos terapêucos, como estimulantes e afrodisíacos.

Catuaba – Conhecida desde loga data pelos indígenas e difundida pelo povo que a usa como levantador do sistema nervoso e para impotência funcional dos órgãos genitais.

O rizoma notadamente “é afrodisíaco na impotência genital, podendo delas abusar-se pois é inofensiva”.

Rodolfo Albino escreve ser excitante geral, nas moléstias nervosas; é recomendada nas astenias gastrointestinais e circulatória, sem trazer, contudo nenhum prejuízo ao organismo, mesmo após uso prolongado.

Preconizam infuso, obtido com 50grs de pó para 1 litro de água, para tomar uma colher das de sobremesa 2 a 3 vezes por dia.

Damiana – A Damiana é a Turnera opifera M. da farm das Turneraceae. Tem como habitat Minas e São Paulo.

Pio Correa inscreve-a como “Afrodisica, alternante...” “exerce ação tónica e imediata sobre os órgãos genito-urinarios.

“Desde 1699, o missionário espanhol J. de Salvatierra tinha preconizado como afrodisíaco a Damiana, donde se prepara nos Estados Unidos em extrato.Gingibre

Gengibre – O gengibre está inscrito na Farmacopeia Brasileira, como Zingiber (Linné). A parte usada como droga é o rizoma que é um simpodo com as ramificações situadas em um único plano, medindo de 4 a 16cms. De comprimento, por 4 a 30 de largura.

A composição qumica revela, 2 a 3% de essência, que apresenta-se como líquido espesso, amarelo verdoento, de odor a gengibre, de sabor picante, sendo constituída de cineol, d-canfeno.

É droga conhecidíssima como afrodisíaco sendo ainda citada nos livros modernos como estomacal, estimulante, aromático,

Nenhum comentário:

Postar um comentário