domingo, 18 de setembro de 2011

Usos Medicinais do Coqueiro


Almanaque Agrícola Brasileiro -1920

Do coqueiro pode-se segurar que se usam todas as ruas partes e todos os seus produtos como medicamentos.
Cacho de Coco
Cada parte desta virtuosa palmeira, cada produto do seu precioso fruto, tem a sua utilidade em medicina doméstica.
São inúmeras em varias moléstias, as aplicações medicinais dos produtos do coqueiro, desde a raiz as folhas, desde aespata a amêndoa do fruto e o seu aminos.
Das espatas tenras empissadas se utiliza o suco com açúcar na sede dos bexigosos e nos enfisemas, o cozimento é considerado soberano para lavagens dos enfartes hemorroidários e para suspender o fluxo do sangue.
O sumo espremido da espádice, misturado com leite recente e assucar é muito recomendado como emoliente e, com óleo recente, nas dores locais.
A tenra plúmula durante as primeiras semanas de nascida é de um gosto sacarino agradável, sendo muito considerada como um artigo de dieta e como excelente comestível estando cozida e temperada.
As primeiras rodículas que começam a se formar na base da palmeira são um comestível apreciado.
O sumo dessas radículas extraído de uma palmeira tenra é um poderoso alexifarmaco contra mordedura de cobra.
As radículas tenras, moídas com água da segunda lavagem de arroz, dão uma bebida que adoçada é empregada com êxito na blenorragia. O sru cozimento com gengibre, sal marinho ou jagra é considerado como um remédio muito benéfico nas febres intermitentes e nas diarréias; misturado com um pouco de óleo recente serve para gargarejos.
As lacinias da palma ou surtas, muito tenras quando ainda brancas, são administradas com bom resultado nas ingestões agudas.
Pretende-se que o leite de côco convenha aos tuberculosos  o albúmen esmagado em água deixada assentar  e depois desnatada é preferível ao óleo expresso, na tosse e na doença pulmonar.
Quatro gramas de leite de côco recentemente espremido, sem mistura d’água usando-se por uns três dias faz desaparecer as hemorróidas.
É administrado em jejum para a cura das doenças sifilíticas e para limpar o estômago; prepara-se dessa emulsão com bananas e pó de cardamomo um remédio de cheiro e sabor agradáveis, bastante útil contra o aborto das mulheres sendo continuado na dose de ½ a ¾ de quartilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário