domingo, 1 de abril de 2012

Qual a serventia do Cipó?

Um ou outro tem nas mãos do curandeiro ou mesmo no laboratório farmacêutico profissional préstimo terapêutico, muitos, mormente os mais delgados substituem ao mateiro vantajosamente o prego, o laço e a dobradiça.
Cipó Medicinal


Minas pode também gabar-se de possuir algumas pontes feitas magistralmente mediante o aludido material, uma feita magistralmente mediante o aludido material, uma das quais até mais de 20 metros de vão e desafiando quantas enchentes transcorreu o ribeirão transposto; mas nestes préstimos limitou-se a aplicabilidade dos cipós e, mormente os mais grossos ficam desaproveitados, querendo-se omitir a esporádica procura de uns poucos segmentos pela “arte” de paisagistas mais ou menos rudimentares. Entretanto afigura-se-me que a guerra devia ter trazido algum impulso ao aproveitamento destes vegetais, pois como nenhum outro material prestam-se convenientemente preparados, á confecção de massas para embalagens, substituindo com vantagem as estrias de madeira de conhecidíssimo feitio.
O processo de aproveitamento afigura-se em como segue: corta o cipó desligado da árvore em pedaços de ¾ até 1,0metro e depois esmaga-lo por meio de cilindors conjugados como são usados para exploração da cana, ou melhor ainda por meio de um terno de cilindros dos quais os dois de baixo tem os eixos paralelos e no mesmo plano, ao passo que o terceiro cilindro, o de cima, tem seu eixo obliquo sobre os outros no plano horizontal entroncado com um dos outros cilindros por meio de rodas cônicas. Desta forma efetua-se juntamente com o esmagamento, e ao lado da dissolução de continuidade das fibras longitudinal da um deslocamento lateral das camadas superficiais da massa (analogamente ao que acontece no processo conhecido do fabrico dos tubos sistema manesmmann), formando-se um como que lençol de densidade bem apreciável. O que destas manipulações resta fazer, é proceder às lavagens em água abundante e corrente, e secar a massa. Ignoro por completo se o tema já tenha merecido a cogitação de quem transporta com embalagens de madeira; o que entretanto sei é que uma instalação mui pequena em minha oficina mecânica deu-me resultados experimentais animadores; lembro-se também que uma casa estrangeira do sul do país mostrou-me em 1917, interesse por essa minha ideia de aproveitamento, não se dando entretanto a evolução que seria de se desejar em face aos acontecimentos internacionais. O que me parece digno de nota é que maquinas embalada no referido material, embora bem expostas á água do mar, não adquirem senão uma camada muito tênue de ferrugem.
Bibliografia:
Chácaras e Quintais maio 1919 pág 368 Dr. Fred W. Freise

Nenhum comentário:

Postar um comentário