domingo, 25 de março de 2012

Cultivando as Cenouras em nossas hortas

As cenouras querem terra leve e profunda: cresce mal e não tem grande saborosa em terra argilosa.
A terra deve ser, o mais que possível estrumada desde o ano anterior; si formos obrigados a estrumar só antes da sementeira, então deveremos empregar só estrume muito velho e curtido e humoso.


A terra deve ser muito solta e afofada e misturar três a quadro km de sal para cada are pois este adubo é excelente para a cenoura.
Depois de descançar uns 15 dias a terra preparada, faz-se a sementeira em linhas ou a lanço.
Nós a plantamos a lanço, é muito claro: não enterramos a semente, mas a calçamosno chão com taboazinha, e depois a cobrimos com um centímetro de terriço.
Logo que as plantas se possam apanhar com os dedos então começa-se a desbastá-las e repete-se esta operação até que as plantas fiquem a 15 centímetros para as variedades maiores.
As plantinhas do desbaste podem se mudar em canteiros cuja terra deve ser também macia e profunda e muito bem estercadas com estrume podre e bem curtidas, sem gravetos ou fragmentos de palha que embaracem o desenvolvimento da raiz com perfeição. Junto com as mudas de cenoura podem-se plantar alface e rabanetes pois não se estorvarão uma as outras.
A cenoura deve-se dar regas e limpas, sem economia. Especialmente no começo, pois esta semente é preguiçosa a nascer levando talvez até um mês de tempo e então quando germina já o mato invadiu o canteiro: é preciso, pois, cuidado limpá-lo das ervas que aniquilariam a plantação.
A colheita da cenoura dura todo o ano, si as sementeiras foram sucessivas. Um are de terreno cultivado a cenoura produz em média 300kgs de raízes.
Esta planta não conta grandes inimigos: algumas vezes, aparentes moléstias que a destroem, são apenas devidas ao terreno impróprio, ao estrume fresco, e semelhantes erros de cultura.
Doutro lado podemos apenas citar os inimigos de toda hortaliça, isto é, algumas vaquinhas, as formigas ruivas, alguns caracóis e lesmas, alguns pulgões. Mas alguma rega de água e sabão ou caldo de fumo afugenta os pulgões e outros bichinhos, e as vaquinhas com facilidade podem ser catadas á mão, quando a horta é pequena naturalmente.

Bibliografia: Chácaras e Quintais set-1920 pág 199

Nenhum comentário:

Postar um comentário