domingo, 19 de agosto de 2012

A História do Extrato Fluido no Brasil

Extrato Fluído

O extrato fluído teve sua origem na América do Norte pela primeira vez na farmacopeia daqueles pais, no ano de 1850, como uma nova forma distinta de extrato, sob a denominação de “fluid extracts”.
Os farmacêuticos norte americanos, verificando os grandes inconvenientes que apresentam os extratos moles e firme, em consequência dos processos de preparação, criaram essa nova forma que incontestavelmente apresenta sobre aqueles, na pratica farmacêutica, grandes vantagens.
Efetivamente, os extratos moles apresentam sérios inconvenientes de ordem técnica e de ordem pratica. Os processos de preparação, exigindo a ação prolongada do calor, resultam produtos alterados na sua composição química pela formação de novos compostos, às vezes inertes, além da modificação em seus caracteres físicos, etc.. Na prática, além da maior dificuldade no seu emprego pelo fto de deverem ser pesados e não medidos como o extrato fluído, os extratos moles são de pronta alteração logo ao primeiro contato com o ar, o que resulta serem frequentemente empregados nos laboratórios farmacêuticos produtos contaminados, ressecados, modificados, portanto, na percentagem de princípios ativos.
O extrato fluido, obtido por uma técnica especial, em que 80% da preparação deixamos de sofrer a ação nociva do calor, devendo assim conter quase integralmente os princípios ativos úteis da planta de onde provém, representando o próprio peso da planta dessecada ao ar, de conservação indefinida, de fácil manejo na prática porque é empregado em volume e não em peso; ainda mais, substituindo a própria planta em todas as suas aplicações, todas essas qualidades conferem, sem dúvida, a essa forma um superioridade incontestável.
Por isso mesmo.é que sua propagação foi rápida em toda a América, principalmente em nosso pais  onde o comodismo e a simplicidade em tudo tem lugar de destaque.
Nao temos elementos comprovantes, mas acreditamos não errar afirmando que no Brasil mais do que em qualquer outro país, o extrato fluído dominou e domina ainda toda a farmacotécnica nacional.
Tudo se prepara com extratos fluídos até, nãoo se surpreendam, hidrolatos já vimos preparar.
Enquanto que em toda América se disseminou e encontrou fácil e inteligente aplicação, no Velho Mundo, foi o extrato fluído recebido com restrição e mesmo hostilidade. Talvez, unicamente pelo fato de ser originário da América e não da Europa, de onde vinham todas as novidades na época.
Bibliografia: Revista Brasileira de Farmácia – Março de 1948 – pág 186

Nenhum comentário:

Postar um comentário