quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Algumas Drogas Brasileiras segundo Von Martius


Sob o nome de angostura ou angostura brava conhece-se na província da Bahia uma casca, que em virtude da pureza de seu principio ativo amargo, pertence aos excelentes amargos, e que, neste ponto, talvez ultrapasse a angostura genuína.
Simaruba vesicolor
Antigamente estava eu na duvida, se o vgetal originário era a Ticorea febrfuga ou a Evodia febrífuga, St. Hill. Novas pesquisas me convenceram que a casca deve ser considerada como pertencente à ultima, que mais corretamente deveria ser designada gênero Esenbeckia  e por tanto ser admitida no sistema como Esenbeckia frebrifuga. A árvore três folhas ou laranjeira do mato nasce nas florestas de cordilheira litoral do Rio de Janeiro até a Bahia, e alcança uma altura de 50 a 60 pés, as cascas do caule e ramos mais grossos mostram uma epiderme fina, porém ainda sempre esponjosa e de cor branca-amarelada; porém inteiramente apresenta coloração castanha, textura fibrosa e fratura heterogênea e espetada. Tem geralmente a espessura de cerca de uma linha e está fortemente presa ao lenho branco amarelado-palido, que também é amargo, porém em grande inferior. Utiliza-se esta casca, no Brasil, em decocto de cerca de uma onça para 6-8 onças de veiculo.
Sempre que utilizamos esta planta sentimos anorexia, gastralgia, cefalalgia de origem gástrica ou leves febricitações, quem em todos os países quentes tão frequentemente surgem após resfriados ou indigestões.
Os brasileiros aplicam a casca também especialmente em febres terçã e quartã ao longo das margens do rio São Francisco, após o período pluvial, é aqui e acolá quase endêmicas, tornando-se perigosas pelas hipertrofia e esclerose do fígado, do baço e de outros órgãos hipogastricos.
Parece-me provável que todos os princípios amargos das plantas da família das rutáceas exercem uma ação específica sobre o sistema linfático, notadamente, porém sobre a parte periférica do mesmo, e por isso aconselharia o emprego da casca da Esenbeckia febrífuga especialmente nas discrasias, nas erupções cutâneas da hidropsia e edema, desde que sejam indicadas substâncias reconstituintes.
Também na sífilis na doença mercurial, que infelizmente ocorre frequentemente na Bahia, nas caquexias cloroticas ou outras que sejam em relação como sistema cutâneo e sexual.
São muito importante para toda a América do Sul as plantas da família das Rutáceas. Quassia amara, Simaruba excelsa e vesicolor, Simaruba ferruginea, Monieria trifotia, a angostura genuína, o guáiaco
Bibliografia: Revista da Flora Medicinal - 1936 –traduzido pelo farmacêutico Oswaldo Redel

Nenhum comentário:

Postar um comentário