quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Atividade antemicrobiana e antineoplásica das raízes de Pau Mondé

Substância isolada da parte cortical de raízes de Miconia, SP identificada como primina (2-metoxi-6-n-pentil-pbenzoquinona) apresentou atividade contra vários microrganismos inclusive Strpoptococcus faecalis e Neurospora crassa. Foi constatada ação antineoplásica a doses situadas no limiar da toxicidade.
Miconia - La Ming
O extrato bruto (metanólico) das raízes da árvore Miconia SP, de nome vulgar “Pau Mondé”, vegetando espontâneamente na região da mata, no município de Paulista (Pe), apresenta em prova de disco de papel halos límpidos de inibição, orlados de contornos nítidos de estimulo de crescimento celular, sugerindo um notável efeito hormoterico, verificando-se que a ação biológica demonstrada se deve, pelo menos, a duas substâncias distinguindo-se cromatográficamente . A presente comunicação se atem as características fisicoquímicas e ao efeito biológico do composto de cor amarelo-canário isolado do extrato em acetato de etila de raízes do referido vegetal, e que se identificou como 2-metoxi-n-pentil-p-benzoquinona, a mesma substância denominada Primelgift = Primina, responsável pela dermatite causada por Primula obconica Hance e algumas espécies correlatas, conforme comunicação de Block e Karrer, em 1927, e cuja estrutura foi elucidada por Schildknecht, em 1967. Há relação entre efeito antimicrobiano e a atividade antineoplásica, no caso presente caracterizando-se por uma marcante inibição de crescimento dos referidos microrganismos enquanto apresenta no sarcoma 180 de camundongos albinos suíços uma atividade apreciável que se maniofesta, no entanto, no limiar de toxicidade.
É interessante consignar que também foi observado nos extratos da planta em estudo e no referido produto ativo isolado, o mesmo efeito dermato-irritante que caracterizou a toxidez de certas primuláceas, fato que despertou a atenção dos pesquisadores europeus.
Atividades biológicas podem ser sumariadas como: a) o espectro antimicrobiano obtido pelo método de diluição em gelose se caracteriza por valores de concentração inibitória mínima (CIM) oscilando entre 4-75meg/ml contra várias espécies de microorganismos Gran-positivos, Gram-negativos, ácido-resistentes e fungos levaduriformes. É de assinalar sua atividade contra Streptococcus faecalis e Nurospora crassa.
b) Toxicidade. A toxidez aguda DL em camundongos, por via intrapeitoral, foi de cerca de 14,0mg/kg.
c) Atividade antitumoral. Foi observada marcante efeito inibitório da substância contra o sarcoma 180 de camundongos albinos suíços, a doses de 7,0 9,0 e 10,0mg/kg, isto é em faixa limite de sintomas tóxicos apreciáveis.
Bibliografia: Revista do Instituto de Antibióticos, Recife, Vol 10 n(1/2). Dez 1970. Oswaldo Gonçalves de Lima (Pesquisador do CNPQ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário