segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Tetraselmis tetrathele cultivadas com fertilizante orgânico.

As algas que se desenvolvem naturalmente na água do mar constituem um importante elo na cadeia alimentar e na produção global de oxigênio. São recursos naturais, que participam de maneira significativa na economia de vários países, sendo seu cultivo praticado há bastante tempo no Japão e em outros países asiáticos, e ainda em algumas regiões da Austrália.
Várias espécies de microalgas são utilizadas como alimento por invertebrados e vertebrados aquáticos. O valor nutricional destas espécies tem sido determinado principalmente através de experiências alimentares com ostras, mexilhões, camarões, peixes ou zooplâncton.
Cultivo de micro-algas
Com o desenvolvimento do cultivo de microalgas, tornou-se necessário um maior conhecimento das condições ambientais mais favoráveis a estes vegetais, para conhecimento das respostas fisiológicas, a fim de tornar cada vez mais viável o cultivo.
Várias pesquisas foram realizadas no Canadá e nos Estados Unidos, com o objetivo de determinar a influência da intensidade luminosa em diversos aspectos do desenvolvimento das microalgas, principalmente na taxa de reprodução, bem como a influência da temperatura no desenvolvimento do fitoplancton em geral, foi bastante estudada.
Estudos sobre o efeito da limitação de nutrientes no desenvolvimento de diversas culturas do fitoplâncton, especialmente Skeletonema costatum e Thalassiosira pseudonana, foram realizados na França.
Atualmente, os estudos relacionados com o cultivo de microalgas têm se voltado para a utilização de fertilizantes orgânicos e inorgânicos, como meio de cultura para o desenvolvimento de microalgas, a fim de tornar o cultivo menos oneroso.
Desta maneira, vários trabalhos já foram publicados, com o uso de vinhoto; esterco de galinha e água residual de matadouro.
Entretanto, pouco se conhece sobre os requerimentos nutricionais específicos; sabe-se que os lipídios, carboidratos e proteínas constituem fontes dietéticas de energia para o crescimento e desenvolvimento das microalgas, sendo um dos objetivos do presente trabalho o estudo sobre a composição bioquímica de Tetraselmis tetrathele, ouro como fonte nutritiva cultivada em água residual de matadouro.
Conclusão:.
1-    A utilização de água residual de matadouro como fonte nutritiva para o desenvolvimento algal, mostrou-se bastante eficiente, fornecendo grande massa celular, similar ao cultivo realizado com os meios artificiais.
2-    Os métodos utilizados para a determinação de lipídios, carboidratos e proteínas, apesar de não serem específicos para algas, demonstraram serem adequados, obtendo-se resultados compatíveis com o descrito na literatura.
3-    O teor de proteínas foi superior ao de carboidratos e este superior ao de lipídeos.

Bibliografia: Biológica brasílica 2 (1): 23-38 (1990)

Nenhum comentário:

Postar um comentário