quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A influência da diluição na ação terapêutica dos medicamentos

Um grama de quinina em cem centímetros cúbicos de soro fisiológico revelava efeitos terapêuticos superior aos da mesma dose diluído em 5c.c.
Quinina
Sob a influência da massa a solução atuava ao mesmo tempo diretamente contra os hematózoários e ativava a ação fagocitária das células dos tecidos retículo-endoteliais, sede primordial da defesa orgânica fagocitária.
No moderno método de tratamento da sífilis em cinco dias se comprova esse princípio.
Mostrei que cinco gotas de tintura de noz vômica diluída em trinta gramas e a mesma dose diluída em trezentas gramas d’água produz efeitos diferentes, mais extensos na maior diluição.
A tintura de acônito a dose de cinco gotas em trinta gramas d’água e a mesma dose em trezentas gramas também provoca no organismo efeitos mais extensos.
Na primeira diluição, tomada duma vez, os efeitos que se notam são apenas diuréticos, a mesma dose de tintura diluída em trezentas gramas d’água, tomada em dez doses, seus efeitos são diuréticos e sudoríficos.
Em relação a ação anestesiante da cocaína, curare e outros produtos anestesiantes, a maior diluição da mesma dose produz efeitos mais demorados, de mais longo prazo, o que aproveitará muito a cirurgia do futuro.
A lei das dosagens virá, certamente, orientar a terapêutica fisiológica no sentido de evitar as doses tóxicas, porque se podem obter ótimos efeitos terapêuticos, com doses suficientes, mediante maior diluição do medicamento. O mesmo nos confirma numerosas experiências de laboratório em relação aos coloidais.
Bibliografia: Revista Brasileira de Farmácia – junho de 1945 – Dr. Antonio Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário