sábado, 11 de abril de 2015

Fruta de pão é uma Artocarpeas nutritiva

Entre as Artocarpeas a mais importante por ser a de maior utilidade, principalmente para a alimentação, Artocarpus incisa, Lin, oriunda da Polinésia, onde é denominado Rima e considerado aqui como planta brasileira por se achar tão vulgarizada e aclimatada que em muitos estados é silvestre, principalmente na Bahia e no Pará.
Fruta pão, Artocarpus incisa, Lin
No Brasil é vulgarmente conhecida como Árvore do pão, Fruta-de-pão ou Fruta de pão, como bem o diz o gênero Artocarpus do grego pão-fruto, visto o seu fruto substituir as vezes o pão; o mesmo uso tem este vegetal entre os habitantes da Malásia e da Polinésia, sendo até considerado ai muito  rico o individuo que possui grandes plantações desta planta, chegando o seu fruto a constituir um instrumento de permuta e mesmo de ter valor monetário.
É uma árvore que atinge 13 a 14 metros de altura, muito ramosa e ampla, de tronco nodoso, com a casca acinzentada, um pouco leitoso, principalmente no período das folhas e nos frutos; as folhas são grandes, profundamente cortadas, de conformação um pouco semelhante as da figueira (Ficus carica), porém, de muito maiores dimensões; ásperas, de cor verde na face superior e mais pálida na inferior com as nervuras muito salientes e grossas.
Os frutos ou soroses são esverdinhados, de tamanho variável, atingindo em geral, o tamanho de uma cabeça de criança ou mesmo de um adulto; coberto de tubérculos policilindricos e formado totalmente por uma massa interna farinácea, branca e livre de sementes, devido a cultura.
A parte mais importante deste vegetal é sem duvida o fruto, que é quase que exclusivamente usada.
Este fruto é normalmente utilizado como alimento sob várias formas. Antes do seu completo amadurecimento faz às vezes de pão, quer simplesmente cosido em água, ou depois de ser levado ao forno, cortado em pequenas fatias e ligeiramente aquecido até perder grande parte da água; assim preparado tem sabor agradável, um pouco semelhante ao do pão; e é muito nutritivo.
Com este fruto seco fazem também a farinha, que é usada como alimento.
O seu emprego medicinal é restrito. Reduzido a pasta e depois aquecido, é usado como cataplasma para resolver ou favorecer a supuração de tumores; as folhas contusas são também empregadas, depois de aquecidas, para os mesmos fins.
Um fruto de pão completamente amadurecido na árvore tendo a parte carnosa mole, polposa, um pouco glutinoso e de sabor adocicado.
O químico Ricord Madiana achou em um fruto 14% de amido.
Bibliografia: Peckolt, Gustavo: Revista União Médica, Matéria Médica e Farmacológica. 1925


Nenhum comentário:

Postar um comentário