terça-feira, 21 de abril de 2015

A Jaqueira é uma grande árvore da família das Urticaceas

Uma grande árvore muito comum no Brasil, que espontaneamente e em vários lugares habitados do seu território e com mais facilidade que a árvore de pão, visto a sua mais fácil propagação por meio de sementes, é o Artocarpus integrifólia, Linn conhecido pela denominação de Jaca ou Jaqueira e chamada Rinca pelos malásios, Maiore pelos habitantes do Taiti.
Jaqueira com frutos
A sua ptria primitiva é a Índia e a Malasia. O caule desta planta, que atinge geralmente 10-16 metros de altura, é grosso, rígido, com a casca mais os menos acidentada ou pardacenta; ereto, não tão amplo como no Artocarpus incisa, tendo as folhas inteiras, ovais, elípticas ou oblongas, lisas, de cor verde escuro e lustrosas.e interna carnosa, fibrosa, branca
Os frutos ou soroses são grandes com a superfície coberta de pequenos tubérculos poliédricos, um pouco salientes, de cor verde amarelado, quando maduro, com a parte interna carnosa, fibrosa, branca, contendo um visgo glutinoso envolvendo as sementes, que são grandes, ovais, arredondadas, lisas, lustrosas e acha-se encerradas dentro de uma bolsa carnosa de cor mais ou menos amarelada, semitransparente, de sabor doce e de um aroma fraco, agradável, um pouco semelhante ao da maçã.
Esses frutos, que se acham presos ao caule muitas vezes, mas proximidades do solo e aos ramos, são ovais arredondados e regulam pesar 25-30kg e às vezes até 40kgs
Os frutos amadurecem entre novembro e janeiro; a parte carnosa que envolve as sementes é de sabor doce, agradável e usada pelo povo em doce ou no estado natural do alimento.
Dizem que o uso cotidiano dessa parte carnosa é um específico para a cura da albuminuria.
A madeira do caule é leve, lustrosa, de cor amarelada, que escurece em contato com o ar, o que pode ser evitado passando-se uma camada de verniz na superfície.
Os ingleses dão a esta madeira o nome de Jack wood.
Comparando-se a composição química das sementes de jaca com as de fruta pão, vê-se que se aproxima ela muito desta com a diferença, porém, que o açúcar e as substancias gomosas acham-se em menor quantidade nestas sementes, sendo a porcentagem do amido, pouco variável nestas, o que não se dá com a fruta-pão, já que nesta última verificamos aumento de substancias gomosas e celulose..
Estas sementes são empregadas como alimento depois de cozidas na água ou sobre brasa.
Quanto á parte carnosa do fruto, muito se afasta da fruta pão, não só na porcentagem como em algumas das partes componentes, com particularidades a resina mole que não existe naquela.


Bibliografia: Peckolt, Gustavo: Revista União Médica, Matéria Médica e Farmacológica. 1925

Nenhum comentário:

Postar um comentário