domingo, 23 de agosto de 2015

Catalogo de Extrato Fluido do Laboratório Silva Araujo

Alcaçuz
Glycyrrhiza glaba, Linneo
Glycyrrhiza glaba, Linneo , Leguminosa, Papilionacea

Parte Usada: raiz 

Propriedades medicinais: Diurética, emoliente e bechicas. Empregado nas moléstias inflamatórias, tosses, bronquites, anginas e rouquidão. Incorporado ao mel é um eletuário emoliente. A raiz em natureza é empregada para adoçar as tisanas. Nos laboratórios farmacêuticos usa-se o pó de alcaçuz para dar consistência as pílulas, assim como conservá-las. É muito conhecido o extrato em bastões que tem a propriedade de conservar a boca sempre húmida. O seu suco é utilizado para colorir cerveja. Entra na composição de alguns dentifrícios.

Composição química: Glycyhizina ( substancia amorfa denominada açúcar de alcaçuz). Sacarose, glicose, manita, amido, aspargina, tanino, albumina, substância corante amarela, traços de óleo etéreo.

Preparações oficinais: extrato e pó

Extrato fluído: Dose 1 c.c. (20 gotas), 3 vezes ao dia (24hs), em xarope ou chá.

Aletris farinosa (Linneo) Liliacea

Parte usada: Rizoma

Aletris farinosa, Linneo
Propriedades terapêuticas: Tonico amargo (mais amargo que o aloés e que a quassia) dotado de propriedades tônicas uterinas. Em pequenas doses é diurético e em elevadas é emético-catárquico e mesmo narcótico. Empregado na clorose e dispepsia. Aconselhado na hidropsia, reumatismo crônico, amenorreia, dismenorreia, menorragias, congestão dos ovários.

Preparação oficinais: Extrato e Tintura.

Extrato fluido – Dose: 1 a 3 c.c. ( 20 a 40 gotas por vez) em 24 horas.

Alga da corsega
Fucus helminthocorton Furn. Alga

Partes usadas: Sumidades floridas

Fucus helminthcorton, Furn.
Propriedades terapêuticas: Estimulante, carminativo, sudorífico e diurético. Aconselhado nas moléstias da bexiga, da uretra e dos rins.
Conhecemos diversos casos de cura de afecções dos brônquios, demonstrando a importância deste vegetal, alias digno de atenção.
Registram-se resultados admiráveis de seu emprego na coqueluche, nas tosses nervosas, na dispneia e tosse dos asmáticos e na tuberculose, em que foram observados dois casos de hemoptise com resultado surpreendente.
Aconselhado nas menstruações difíceis
Empregado em banhos, para o reumatismo.

Extrato fluído: Dose: 5C.c.c. (1colher das de chá) em água bem açucarada 2 a 3 vezes ao dia (24hs)

Bibliografia; Catálogo de Extratos Fluídos dos Laboratórios Silva Araujo

Rio de janeiro - 1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário