sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Extratos Fluídos do Laboratório Silva Araujo

Açafrão, Crocus sativus , L. Iridaceas

Parte usada – Estigmas

Flor de Açafrão
Propriedades terapêuticas – Atua como excitante, cordial estimulante, difusivo, emenagogo, carminativo, um pouco narcótico, anti-espasmódico e sedativo. Aconselhado na hipocondria, melancolia, histeria, asma, coqueluche e metrorragias. Usado para combater gastralgias, fenômenos histéricos, cólicas nervosas e também , para certos indivíduos como afrodisíaco.
Entra na composição de xaropes . Usados para tirar a dor das gengivas dentição.
Composição química: Óleo essencial volátil, uma substância corante glicosídica, crocina picrococina. O óleo essencial foi isolado um terpeno.


Extrato fluido- dose: ½ C.C. (10 gotas) em 120 c.c. veículo, às colheres, durante o dia (24 horas)



Alcalypha indica , Euphorbiacea

Partes usadas - Raiz, renovos e folhas

Alcalypha indica
Propriedades terapêuticas – O pó é empregado como vermífugo para crianças e do mesmo modo o decocto das folhas. O decocto da raiz é purgativo. Segundo a farmacopeia da Índia, o suco das folhas é empregado como um emético seguro na medicina das crianças. Como a ipeca, atua sobre o intestino, produz depressão notável e aumenta as secreções dos órgãos pulmonares. Os naturais daquele lugar fazem singular emprego da planta. Nas dores congestivas de cabeça, eles saturam um fragmento de algodão no suco e introduzem nas fossas nasais. Atua como descongestionante, provocando hemorragia nasal. Na asma e bronquite das crianças, diz Langley ter empregado com sucesso. Esta planta acha-se descrita farmacopeia dos EUA.

Extrato fluído – Dose 5 c.c. ( 1 colher das de chá) em 24 horas

Bibliografia; Catálogo de extratos fluídos dos Laboratórios Silva Araujo
Rio de janeiro - 1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário