sábado, 15 de agosto de 2015

Extratos Fluídos do Laboratório Silva Araujo

Adonis – Adonis vernalis, Linneo Ranunculacea

Partes usadas: Toda a planta
Adonis vernalis, Linneo
Propriedades medicinais:É um cardiocinético. Propriedades hidragogas. Sucedaneo da digitalis. Aumenta a tensão arterial. Aconselhado nas afecções valvulares do coração, miocardite, artimia, palpitações, degenerescência gordurosa do miocárdio, dispneia, edema, hipertrofia simples e compensadora, hidropsia e asystolia.
Empregado em 1879 por Bubnow, no tratamento das afecçõescardíacas. Atua no coração como a digitalis regularizando a ação deste órgão e aumentando a pressão arterial. É diurética e faz triplicar a quantidade de urina emitida. Não se acumula no organismo.
Composição Química: Suas propriedade são devida ao principio ativo , a glycoside adonidina. Acido adonidico e berberina.
Preparações oficinais : Infuso, Extrato, Tintura, Xarope
Extrato Fluído: Dose 2 a 4 c.c. (1 colher de chá) em 12 horas.

Aconito – Aconitum napellus , Linneo , Ramunculacea

Partes usadas: Folhas e Raiz
Aconitum napellus, Linneo
Propriedades medicinais: Sedativo analgésico, nevralgias e tics dolorosos, pelo seu alcaloide, diaforético e anticongestivo pelo acônito somente. Emprega-se no tratamento de gripe e reumatismo. Encarando as suas associações sinérgicas, a sua esfera de ação é muito vasta.
Composição química: Mannita, açúcar de cana, clorofila, albumina, cera, goma, ácidos aconítico e málico, finalmente, alcaloide aconitina, Além desta última, extrai-se também do bulbo, da raiz, e  na ordem decrescente, das flores, das sementes, dos frutos  e das folhas, a napelina e a aconitina amorfa. A aconina, a benzoilaconina, a picroaconitina, são antes derivados da aconitina cristalizada.
Preparações oficinais: Tintura, Xarope, extrato mole
Extrato fluido (raiz): Dose 8 gotas em 24 hs
Extrato fluido (folhas): Dose: 30 gotas em 24hs

Bibliografia; Catálogo de Extratos Fluídos dos Laboratórios Silva Araujo
Rio de janeiro - 1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário