domingo, 16 de abril de 2017

Capim Limão é planta que dá o “lemon-grasses”.

No passado ao longo de estradas de ferro e de rodagem de nosso país, o viajante viam, em numerosos trechos, as viçosas touceiras de uma gramínea, ordenadas. Prendendo a terra desenvolvida trama radicular, ela protege o leito da estrada das erosões e desbarrancamentos. Quando se esmagam entre os dedos as suas lâminas, exala um penetrante aroma de limão. Daí o nome popular de “capim limão”, que lhe é dado, ao lado de outros, equivalentes.
Cymbopogon citratus, (D.C.) Stapf
Essa gramínea é, pois, um dos “lemon-grasses” que tão grande aplicação em perfumaria e farmácia têm, em todo o mundo. Entretanto, no Brasil, é rarissimamente para o fim da obtenção da essência e a sua aplicação reduz-se em relação à proteção das estradas, a obtenção de chás caseiros, empregados para tratamento de distúrbios gástricos ou nervosos.
O “capim-limão” é forte, porém, de valioso óleo essencial, de muita procura e relativa escassez no mercado nacional. Toma-se interessante proceder ao estudo sistemático da planta produtora, das condições de sua utilização como matéria prima para a extração de essência dela obtida. Visando sua incorporação ao arsenal fitoterápico, impõe-se também o seu estudo farmacognóstico.
Nomes vulgares; Capim limão, capim cidreira, capim cheiroso, Erva cidreira, Jacapé e jaçapé.
A designação de “jacapé, ou Jaçapé”, nitidamente indígena significa cáa, folha; apé, chato.
O nome botânico é Cymbopogon citratus, (D.C.) Stapf. O habitat é provavelmente a Índia e aclimatou-se nos trópicos de todo o mundo, mas é cultivada em países como Ceilão, Java, Formosa, Birmânia, Filipinas.
No Brasil é muito cultivada para sustentação de barrancos a beira das estradas de ferro e de rodagem.
É planta de grande resistência e versatilidade,
Grande variedade de solos e de climas. Parece claro que os solos úmidos e encharcados, assim como as zonas frias sujeitas a geadas, não lhe são favoráveis. Os terrenos argilosos e silico-argilosos fornecem ótimas condições de desenvolvimento. A plantação se faz, longe da época das chuvas por mudas enraizadas, arrancadas das touceiras. A não ser o aconchego de terra nos primeiros tempos, nenhum cuidado especial é requerido para o seu desenvolvimento. É boa prática a formação de um viveiro, onde as mudas, após atingir nove meses, são transplantadas para o local definitivo. O vegetal permite numerosos cortes por ano.
A principal característica deste vegetal e a alta presença de citral.

Bibliografia: Revista brasileira de Farmácia – Abril de 1945 – C.H. Liberalli, J.H. Helou, Ada A. França.


Nenhum comentário:

Postar um comentário