segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Curcuma é um medicamento aromático

Curcuma longa, Lin é a popularmente conhecida como Açafrão da ìndia, Açafrão da terra, Batatinha amarela, gengibre dourado, raiz de açafrão.
É uma planta oriunda da Ásia meridional que se acha aclimatada no brasil e por muitos considerada silvestre.
Flor de Curcuma


Já em 1563 Garcia orta e em 1572, Fragoso mencionavam a Curcuma com o nome de Crocus indicus e em 1450 ela era vendida pelos droguistas de Frankfurt
Dioscoride menciona nos seus escritos uma planta indiana semelhante ao gengibre possuindo uma coloração amarela e tendo quando esmagada um sabor levemente amargo, que necessariamente deve ser a Curcuma.
Ela é caule e de seu rizoma partem 4 até 5 folhas longamente pecioladas, alternas, lanceoladas, lisas, de cor verde pálida, marca das por sulcos oblíquos na face inferior, de 25 a 50cm de comprimento sobre 12 a 16 de largura, formando na parte inferior pela sua justa posição uma espécie de stipe.
As flores são amareladas e acham-se dispostas em uma longa espiga central verde, envolvida pela bainha das folhas, composta de brácteas agudas, imbricadas, esverdinhadas e esbranquiçadas ou pardacentas sobre as bordas tubulosas.
A Curcuma é considerada pelo povo como um medicamento aromático, excitante, e diurético, usado principalmente na icterícia e nos cálculos biliares, em tintura ou em pó na dose de 1, 27 a 3,8 grs, na terapêutica. É usada para colorir unguentos e pomadas, na confeitaria é usada para dar cor amarela a doce, licores e refrigerantes.
Os seus principais usos estão ligados a culinária e a tinturaria. Na química é muito usada como reativo dos álcalis.
Na Índia é usada na culinária e na tinturaria. A maior parte da Curcuma que estava no mercado europeu no século XIX é originaria de Calcutá.
A denominação Curcuma vem da palavra Persa, Kurkum que quer dizer açafrão.
Existem também a Curcuma leucorrhiza e a Curcuma angustifólia que pouco diferem das originarias da Índia.

Bibliografia: Peckolt – Theodoro e Gustavo - História das Plantas Medicinais e Úteis do Brasil (1888-1914).

Nenhum comentário:

Postar um comentário