terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Lírio do Brejo é uma planta silvestre

Esta planta é encontrada em quase todos os Estados do brasil, principalmente nos estados do sudeste. Nestes estados é comum vê-la em terrenos alagados por isso é considerada silvestre do Brasil, mas os antigos acreditavam que sua pátria era a Índia Oriental.
Estas flores são ligeiramente aromáticas assim como as brácteas que, depois de esmagadas desprendem um aroma mais ativo e característico do Cardamomo.
O rizoma é um tanto aromático de cor amarela mais ou menos pardacenta e rugosa.
Muito semelhante ao da Galanga; é usado em infusão ou em tintura (15), na dose de 10 a 20 gotas, algumas vezes por dia nas dispepsias.
A alcoolatura feita com uma parte dos rizomas frescos para duas de álcool a 40º C é empregada como estomáquica e carminativa na dose de 20 a 30 gotas em um pouco de água.
Estes rizomas contem óleo essencial em pequena quantidade, uma resina mole, de cor amarela, aromática e de sabor picante, solúvel no éter e no álcool fervendo; uma resina de cor parda, solúvel no éter, no clorofórmio e no álcool, insolúvel no álcool de 36ºC; um acido resinoso, inodoro, solúvel no éter, no álcool e nos álcalis; matéria extrativa, corante, substancias albuminoides e gomosas, sais inorgânicos, dando cerca de 0,28% de nitrato de potassa.

Bibliografia: Peckolt – Theodoro e Gustavo - História das Plantas Medicinais e Úteis do Brasil (1888-1914).

Nenhum comentário:

Postar um comentário