domingo, 1 de julho de 2018

Barbatimão e Agonida são úteis na leucorréias


Tem propriedades hemostáticas e antiescorbúticas. Emprega-se com excelente resultado em banhos e lavagens nos catarros vaginais e uretrais e contra a leucorreia (flores brancas). A aplicação externa de Barbatimão acompanhada com o uso interno da Agoniada, naqueles casos, apressa a cura e torna-a mais segura.

Todas as senhoras que sofrem daquelas enfermidades devem usar perseverantemente, este tratamento certas de que encontram, além de imediato alívio, a cura radical de seus males. O efeito do barbatimão é também notável na cura das úlceras. Usado internamente (uma colher de café de tintura por dia diluída em meio copo de água açucarada), age como poderoso tônico.
Nas aplicações externas, lavagens ou irrigações, empregar o cozimento da planta. Recomendamos preferir tintura, diluindo 1 colher das de sopa em 1 litro de água.
Batata de Purga
Ótimo medicamento, atuando sobre o aparelho gastrointestinal. Seu uso como laxante brando, purgante ou drástico dá os melhores resultados em todas as atonias intestinais. Para regularizar ou reeducar os intestinos, nas prisões de ventre, usar 1 colher das de chá pela manhã e a noite em meio copo de água; como purgante e drástico usar 1 a 2 colheres das de sopa num copo de água pela manhã, em jejum. As doses de 1 colher de café as refeições, em 1 cálice de água tem sua ação depurativa, sobretudo nas moléstias da pele.

Bibliografia: Guia Terapêutico da Medicina Vegetal do Laboratório Catedral.
B. Guertzenstein – Farmacêutico pela Universidade do Rio de Janeiro - 1940

Nenhum comentário:

Postar um comentário