domingo, 29 de julho de 2018

Cassaú é anestésica e antifebril.


Cassaú, Cipó mil homens ou Jarrinha é a mesma Aristolochia cymbifera.
Aristolochia cymbifera
Tem ação antinevrálgica, anestésica e antipaludico. Elimina as nevralgias faciais consequentes do paludismo e combate eficazmente as dores que provenham de resfriados e golpes de ar. Tem efeitos similares aos quininos, contra as sezões (febres intermitentes), com a vantagem de não atacar o estômago nem o fígado e, antes, beneficiar estes órgãos, atuando como poderoso tônico e calmante. Na fraqueza geral, em seus múltiplos sintomas, seja falta de animo, tédio, tonturas, dores de cabeça, zunido nos ouvidos, etc... o Cassaú da bons resultados.
Sempre que haja febres diárias, com arrepios de frio acompanhados de nevralgia, umas 3 a 5 colheres das de chá em água ao dia. É também bom remédio para debelar a sensação desagradável de formigamento no corpo, braços adormecidos e frieiras.

Cassia é laxante muito útil

Cassia ocidentalis, L
Cassia ocidentalis, L. é planta laxativa e temperante. Útil na inflamação dos intestinos, cólicas, prisão de ventre, catarro intestinal, ingurgitamento do fígado, icterícia e nas moléstias do estomago.
Febrífugo, tônico e diurético. Fortificante geral e profilático dos enfartos do fígado. Combate o paludismo (sezões) e as febres tificas. Aconselhado contra dispepsias, anemia e congestões hepáticas. Produz uma ação fortemente diurética e é bem indicado nas moléstias dos rins e da bexiga.
Quando houver dor ou sensação de peso abaixo das costelas, do lado direito, fezes amarelas ou brancas, febres com dores abdominais, as vezes, inapetência, língua saburrosa, urina escura e pouca, usar cozimento desta raiz e tomar 3 a 4 xicaras por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário