domingo, 26 de agosto de 2018

As Mikania são medicamento poderosos para os rins

Cipó cabeludo

Cipó Almecega é aconselhado no tratamento do reumatismo, doenças pulmonares e da bexiga, nas nevralgias, dores das cadeiras, dores nas articulações dos dedos, nos punhos, cotovelos, ombro nos membros inferiores e outras articulações. Nestes casos, usar 4 colheres das de chá de tintura em um pouco de água por dia, havendo fraqueza cardíaca convém tomar 2 a 3 colheres de chá de Embaúba. É uma planta aromática, empregada também em banhos nas dores reumáticas.
Cipó Azougue é depurativo antissifilítico. Excelente resultado no tratamento do dartros, psoríases, herpes, furúnculos, feridas rebeldes e em todas as doenças de pele devida a impurezas do sangue e especialmente a sífilis. Usado também com sucesso no controle do reumatismo. Usar quatro colheres da de chá por dia alterando com Abobora d’Anta.
Cipó Cabeludo, Mikania hirsutíssima, DC
Cipó cravo
É uma planta bem conhecida e usada com ótimos resultados nas nefrites. Poderoso diurético e antialbuminurico. É importante medicamento nas nefrites pois ativa as funções renais pela diurese.
Cipó Cravo estimulante carminativo. Tonico estomacal de muito bons efeitos. Indicado nos casos de má digestão e de falta de apetite.

Bibliografia: Guia Terapêutico da Medicina Vegetal do Laboratório Catedral.
B. Guertzenstein – Farmacêutico pela Universidade do Rio de Janeiro - 1940

Nenhum comentário:

Postar um comentário