domingo, 12 de agosto de 2018

Cavalinha, Cedro Rosa e Chá de Bugre são medicamentos.

Equisetum, Cavalinha

É planta do genro Equisetum de pteridófitos da família Equisetaceae, da qual constitui o único taxa extante, que agrupa as espécies conhecidas pelo nome comum de Cavalinhas. No passado era muito usada como hemostático empregado contra hemoptises, menorragia (regras abundantes), epistaxis (sangue pelo nariz) e nas hidropsias, doença dos rins. Dá bons resultados no catarro da bexiga e quando houver urinas sanguíneas com dores renais. Diluído em água na proporção de 10%, é usado como tópico para a cura das aftas.

Cedrelo odorata, Cedro Rosa

Cedrelo odorata, Cedro Rosa, é planta de grande poder adstringente em virtude do ácido tânico que encerra. Aconselhado como bom tônico e indicado contra diarreias, disenteria e nas febres epidêmicas graves. Tomado aos copos em decoção durante o dia, dá excelente resultado como fortificante e anti-artrítico. Externamente o cozimento do Cedro Rosa usa-se em banhos para as orquites e as feridas.
O Chá de Bugre, conhecido também por café do mato, café de bugre, chá de frade, claraíba, Cordia DigyniaCordia SalicifoliaCorida Coffeoides, tem benefícios terapêuticos para vários problemas no organismo.
Chá de Brugre,  Cordia digynia

Produto de grande fama e de grande consumo para a eliminação do acido úrico e pela ação fortemente diurética. Tem propriedades antiartríticas e cardiotônico de incontestável valor. Muito preconizado contra a albuminuria que combate, reduzindo as pedras até ao completo desaparecimento da albumina. Os artríticos encontram no chá de bugre um ótimo medicamento; acalma os seus sofrimentos e extingue as erupções. Os artríticos e os cardíacos devem igualmente recorrer a este produto; termina com o edema nas pernas, muito comum nestas doenças e combate as causa da moléstia. Também reduz a gordura por isso é atualmente muito usada.
Bibliografia: Guia Terapêutico da Medicina Vegetal do Laboratório Catedral.
B. Guertzenstein – Farmacêutico pela Universidade do Rio de Janeiro - 1940


Nenhum comentário:

Postar um comentário