sábado, 4 de agosto de 2018

O “Viágara” mais antigo e natural do Brasil


Anemopoegma mirandum, é a boa e velha Catuaba no popular. A planta tem ação sobre o sistema nervoso. É determinante no tratamento de impotência da genitália masculina. É um poderoso tônico estimulante e um afrodisíaco muito antigo e apreciado pelos brasileiros.


Cereus grandiflorus ou Cereus brasileinsis é medicamento específico para combater as anginas e estimulante cardíaco e medular. Algumas autoridades na matéria, nomeadamente John Auld, R W consideram o Catus como tonico do coração similar a Digitalis, notando que seus efeitos quanto ao sistema nervoso se aproximam aos da estriquinina. Não tem ação cardíaca enérgica, podendo ser empregado nas lesões orgânicas do coração, perturbações do sistema circulatório, mas que provem em especial, do abuso do fumo e do álcool, nos caso de pulso fraco o chá da planta provoca a excitação do pneumogástrico. Indicado nos casos de arteriosclerose, insônias, nos cansaços e fraquezas.

Usar de 10 a 20 gotas de 3 em 3 horas da tintura auxiliando o tratamento com chá de Embaúba. As pessoas que sentirem o mal funcionamento do coração, doendo, batendo com irregularidade e provocando estado aflitivo.

Bibliografia: Guia Terapêutico da Medicina Vegetal do Laboratório Catedral.
B. Guertzenstein – Farmacêutico pela Universidade do Rio de Janeiro - 1940


Um comentário:

  1. A foto acima não é Anemopoegma mirandum. Nem mesmo da família Bignoniaceae é. A foto de baixo também não é de um Cereus (talvez de um Selenicereus).

    ResponderExcluir