quinta-feira, 27 de setembro de 2018

A Erva de bicho é sedativo e a Melissa é calmante de uso popular antigo

Erva de bicho
A Erva de bicho, Solanum americanum, é estimulante, diurético e aperiente. O uso do chá desta planta é aconselhado nos problemas de congestões cerebrais e para as hemorroidas. Internamente se aplica contra as gonorreias e erisipela. Desde os tempos mais afastados que o povo emprega a Erva de bicho como ótimo hemostático para sustar hemorragias e no tratamento das metrorragias.
Age principalmente como sedativo. De excelentes resultados em todos os casos de hemorragias internas, pulmonares, gástrica, hemorroidária e uterina. Na dismenorreias nas hemorragias das menopausas, nas que acompanham os fibromas uterinos, nas endometrites crônicas, deslocamento do útero bem como hemostáticas e sedativas.
Quando houver irregularidade das regras menstruais, com muita hemorragia, durando mais de dois dias e nas hemorragias da menopausa, usar 30 gotas de tintura de 3 a 4 vezes ao dia. A mesma dosagem em casos de hemorragias pulmonares, vômitos sanguinolentos, sangue pelo nariz, ferimentos internos e sangue proveniente de hemorroidas.

A Erva Cidreira, Melissa oficinalis, é tônico amargo, estomáquico, carminativo,
Erva Cidreira
antiespasmódico e excitante. Remédio antiquíssimo por suas propriedades medicinais. É muito usado na medicina popular contra indigestões, ataque nervoso, mal estar em geral, palpitações do coração cede rapidamente com uma xícara de chá de erva cidreira. Indicada também para a falta de apetite, digestão demorada e difícil, histeria e afecções nervosas. Obtém-se ótimos resultados contra as flatulência e a atonia gastrointestinal.
É estimulante da função renal. Ajuda nos resfriados e elimina o catarro da laringe e bronquial. As crianças tomam muito bem o chá adoçado. Havendo perturbações gástricas, inchaço do estomago, gazes, dor de cabeça, indigestão, prisão de ventre tomar de duas a três xícaras de chá.

Bibliografia: Guia Terapêutico da Medicina Vegetal do Laboratório Catedral. B. Guertzenstein – Farmacêutico pela Universidade do Rio de Janeiro - 1940  


Nenhum comentário:

Postar um comentário