sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Fruto de bicuíba um excelente tônico para o cérebro


Fruto de Bicuiba, planta do bioma Cerrado (Virola sebifera)
Virola sebifera
È indicado contra acessos de asma. Usado também contra reumatismo gotoso e a debilidade e dores do estomago e mau hálito. Muito útil nas cólicas dos intestinos e como fortificante em geral.
Quando houver gases, mau hálito, fraqueza intestinal evacuações dolorosas com inflamação hemorroidária, tomar uma colher das de chá as refeições. Manifestando-se inflamações nas juntas dos dedos, dores nos joelhos, cotovelos e ossos, tomar fruto de Bicuiba juntamente com samambaia ou Chapéu de couro em forma de chá.
Guaraná (Paulinia cupana ou variedade Paulinia sorbilis)
Paulinia cupana
É a planta medicinal de mais antigo uso do país. O Guaraná tem propriedades tônicas, antidiarreicas, antinevrálgicas e estomáquicas. Cura a astenia e as depressões nervosas. Estimula os nervos, atuando sobre o elemento muscular e impede o cansaço e a fadiga; excita as funções cerebrais e favorece a atividade intelectual. É um desinfetante intestinal de energia ação e perfeita brandura, podendo ser tomado em qualquer proporção sem nenhum inconveniente e sem provocar irritações. Ao mesmo tempo em que cura as diarreias sana a prisão de ventre e faz desaparecer os gases. Previne a arteriosclerose. Tem como a Nós de Cola a ação de incomparável alimento de poupança e revigora os débeis e os gastos por abusos e prazeres. Refresca, beneficia o organismo e repara as forças. Como antinevrálgico os seus efeitos são incontestáveis. Elimina rapidamente as dores produzindo, além do alívio, um bem estar geral.
O Guaraná cura as diarreias, a prisão de ventre, as moléstias do estomago e dos intestinos, as astenias, as depressões nervosas, as dores nevrálgicas e restaura o vigor tanto dos moços como das pessoas idosas.
Uso: Uma colherinha de chá, em um cálice de água 3 vezes ao dia, antes das refeições e antes de dormir.
Bibliografia: Guia Terapêutico da Medicina Vegetal do Laboratório Catedral.
B. Guertzenstein – Farmacêutico pela Universidade do Rio de Janeiro - 1940


Nenhum comentário:

Postar um comentário