domingo, 9 de setembro de 2018

Cabelo de milho, Eucaliptus e Fel da terra são medicamentos para diversos males.

Cabelo de milho

Estigma de Milho foi um dos diuréticos mais utilizados pelo povo no passado. É muito útil no trato das vias urinárias. Usado nas cistites, catarro vesical, disúria, dificuldade de urinar, areias albuminuria e hidropisias.
O seu uso faz desaparecer a mucosidade e pus na urina bem como o cheiro amoniacal que elas exalam. Dá sempre ótimos resultados na retenção urinária, nefrite crônica e toda fez que a micção e acompanhada de dores e feita de momento a momento.

Eucaliptus ele é antisséptico, antifebril, anticatarral. Muito usado contra as afecções pulmonares das vias urinarias. Cura o catarro mole, catarro fétido amarelo, as bronquites, o catarro uterino e as febres frequentes. É um ótimo expectorante e preventivo de gripi. Nas tosses rebeldes, nos resfriados ou na rouquidão o seu uso produz rápidos e excelentes efeitos. Nas tosses frequentes convém tomar alternadamente com Guaraná.
Folhas e fruto de Eucaliptus
Externamente é aconselhado em fricções contra o reumatismo e dores nevrálgicas.
A infusão das folhas aplica-se em gargarejos nas moléstias da garganta e em lavagens vaginais como bom antisséptico.

Fel da terra tônico e antifebril, Os efeitos do Fel da Terra são admiráveis usando-o como preventivo, as febres intermitentes nas zonas palustres, ou aplicando-a para debelar quando a moléstia já se manifestou.
Fel da terra
Indicado nas doenças febris prolongadas, na debilidade do estomago. Este magnifico produto deve acompanhar todas as pessoas que viajam em regiões onde grasse o impaludismo, diariamente, como imunizador da moléstia transmitida pela picada do anófeles. Pode ser usado junto com o Cassaú.
Ministrar 1 colher de chá em cálice de água, de 2 em 2 horas até o sexto dia.

Bibliografia: Guia Terapêutico da Medicina Vegetal do Laboratório Catedral.
B. Guertzenstein – Farmacêutico pela Universidade do Rio de Janeiro - 1940

Nenhum comentário:

Postar um comentário