domingo, 11 de dezembro de 2011

Arvore da Preguiça

Arvore da Preguiça.

As Imbaúbas, vulgarmente conhecidos também pelos nomes de Ambaíbas e Árvores da preguiça, pertencem a família das Moraceas.
Neste artigo o nosso colaborador botânico Manuel Pio Corrêa ocupa-se mais especialmente da imbaúba, Cecropia Pochystchia de Trec, como planta fibrosa:
“Árvore de caule mais ou menos reto fistuloso, e lactescentes, dividido por septos disciformes e com os galhos apenas na extremidade; folhas grandes, peltadas, palpavelmente nos Estados das, fendidas em 9-10 lobos oblongo-obtusos, pecíolos, partidos e cilindros; flores pequenas, em espigas umbelíferas, pendulas, sésseis, oblongo-obtusas, crassas, com invólucro coriáceo.
É vegetal muitíssimo comum no Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e provavelmente nos Estados intermediários e creio que também no do Rio Grande do Norte. Prefere as terras de boa qualidade e úmida, mas ér freqüente nas de qualidade regular e até nas ordinárias.
“O tecido lenhoso desta espécie, bem como o de varias outras, todas as quais vegetam em grupos, parece-me susceptível de idênticas aplicações industriais, hipótese para cuja averiguação se fazem necessário novos estudos.
Extremamente leve e com as camadas de fibras muito visíveis, apresenta coloração diversas, (branca, avermelhada, amarelo-publea, etc...) e uma composição aparentemente muito uniforme.
Bibliografia:
Almanake Agrícola Brasileiro 1915.

Nenhum comentário:

Postar um comentário