domingo, 18 de dezembro de 2011

Usos da Árvore da Preguiça

Adicionar legenda

O caule fistuloso das Embaúbas fazem na carecer calhas para condução de águas, cujo serviço é bastante resistente, mas seu maior emprego, próximo aos povoados, consiste na fabricação de carvão para pólvora, posto que se atrbua esta aplicação apenas a Cecropia carbonária M e Miq. Não tenho, porém a menor duvida de que na indústria do papel está o seu futuro industrial.
A parte interna da casca das Embaúbas , epecíficamente das árvores novas, fornece tecido filamentoso composto de células muito longas e dispostas de modo a permitirem a extração das folhas de líber com alguns metros de comprimento. Sua tenacidade é variável, conforme as espécies, mas os filamentos de todas elas são úteis na cordoaria ; sobretudo para as cordas grossas e cabos, considerados de grande residência à ação da água do mar.
As Embaúbas são úteis para celulose e feltro, posso assegurar ser excelente, baseado em numerosas experiências de laboratório feito sobre amostras.
Dizemos que a madeira e a casca juntas devem fornecer boa pasta química e por sua abundância é um grande auxiliar da indústria de papel. Estou tão convencido disto, que deixo de ser mais extenso a respeito.
Da particularidade de ser fistuloso o caule da Embaúbas derivam casos interessantes p\ra a ciência, os quais, posto que ligeiramente, devo referir aqui. Del quando cortado, corre um líquido pouco abundante considerado antiofídico e também útil na cura da diarréia dos tuberculosos; freqüentes vezes encontram-se nos internódios depósitos de cera, que ainda não pode averiguar se é produto da própria planta ou de alguma abelha, cera esta reconhecida como eficaz no tratamento de úlceras crônicas.
O caule é ainda interessante pela simbiose com a árvore e a formiga Asteka Mulleri Emery que quase sempre é nele encontrado. Esta formiga retribui o agasalho, defendendo as embaúbas do ataque das saúvas, que atendendo ao exíguo número de folhas e á facilidade de marcha que lhe oferece a superfície irregular da epiderme da casca e dos galhos, em poucas horas destruiriam um indivíduo, levando-lhe os órgãos essenciais da respiração e transpiração, folhas.
Outros naturalistas atribuem a existência de formigas nos caules das Embaúbas ao fato delas vegetarem em terrenos inundáveis o que eleva aquelas a procurarem abrigo seguro.
As preguiças apreciam muito estas árvores pois nelas de preferência vive e se alimenta de seus renovos que constituem sua principal alimentação. Estes renovos, reconhecidos úteis no tratamento das bronquites e afecções das vias respiratórias, fornecem por compressão um suco que se acredita um eficaz como peitoral em também cura das gonorréias e leucorréias, quando misturado ao leite

Bibliografia:                                                           
Almanaque Agrícola Brasileiro – 1915 – pág 236

Nenhum comentário:

Postar um comentário