sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

As pessoas e a Teína

A Teína está em maior quantidade no chá.

A descoberta feita por nós do uso das folhas do chá de cafeeiro em alguns lugares no interior do Pará, prova a verdade dos conceitos do grande sábio alemão Liebig, quando externou a opinião de que há na constituição da natureza, um instinto irresistível de incorporar a si, de unir comigo digamos melhor, certa quantidade de tônico, e que levou certamente os chineses a consumir o chá, o malaio o betel, o americano o fumo, o africano o cânhamo, o paraguaio o mate, etc. è o mesmo Liebig que diz: “Nunca talvez cheguem  a descobrir com certeza como foi que os homens chegaram a adotar o uso da infusão quente das folhas de certos arbustos , chá, ou da decocção de certas sementes torradas, café. “Alguma coisa uma lei deve necessariamente existir, a qual explicará como este costume se tonou uma necessidade de vida para nações inteiras”. É porem de certo, mais notável ainda que o efeito benéfico de ambas as plantas na saúde pode ser atribuído a mesma substância cuja presença nos dois vegetais, pertencentes a famílias naturais completamente diferentes e sendo os produtos de partes do globo distantes uma da outra, havia sido presumido apenas pela mente a mais ativa e corajosa.
Todavia ensaios recentes têm mostrado, e a ninguém permite mais duvidar que a cafeína, o princípio peculiar do café e a teína, o do chá, são todos os idênticos.
Ora, isto é uma grande verdade e só assim poderemos explicar a causa porque o chá da China, os grãos de café, as favas de cacau, são aceitos por toda a humanidade em forma de bebidas. Contendo um princípio excitante e nutritivo a que os químicos chamam de teína agradam, apesar do seu esquisito e amargo sabor. Fora dessas substâncias nenhuma outra produção, a não ser o mate e o guaraná, é conhecida como tendo teína. Voltemos, porém às folhas do cafeeiro. Foi o dr Gardner o primeiro químico que descobriu a teína nas folhas do arbusto do café. As folhas do cafeeiro simplesmente seco têm desagradável sabor vegetal, o que torna imbebível semelhante infusão. O mesmo, porém, aconteceria com o uso imediato das folhas do chá da Índia. É preciso o tratamento. Os chineses, esses grandes bebedores de chá, que fazem em grandes chaleiras e o bebem a toda hora, possuem varias formas de tratamento capaz de formar todas as variedades de chá e tornando aceitáveis as folhas da mesma planta pelos mais exigentes paladares.
Apesar de todo o inconveniente do paladar a preferência foi sempre para o chá, o café e o mate.  T. Canto Lievig e Pfatte, alemães; Dumas, Peligot e Payen, Todos atribuem o nitrogênio comum as três substâncias acima.


Bibliografia:
Almanaque Agrícola Brasileiro 1921 - Bartholomeu Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário