domingo, 5 de fevereiro de 2012

Aproveitamento da Erva de Santa Maria

A erva de Santa Maria, ou mastruço é um herbáceo indígena da família das chenopodiaceas.
Desta erva se retira uma essência volátil cujo constituinte principal está ainda a determinar.
Essa essência que é a base de diversos antelminticos e tem grande consumo no mercado de drogas, está sendo muito empregada em mistura proporcional com o óleo de palma Cristi, no combate contra as verminoses, havendo dela atualmente grande falta nesta praça e mesmo no país; por não vir mais da Inglaterra.
A essência de Santa Maria obtida pela destilação do Chenopodium ambrosioides, L variedade antelmintica, foi estudada em 1908 por Mr. Schimmel e Cia que nela caracterizaram o Cymeno, a Camphora direita, o Safrol e sobretudo como um constituinte principal, um composto da formicida C10H16O2 que eles designaram sob o nome de Ascaridol.
O que interessa é o preço excessivo dessa droga no mercado e a sua carência cada vez maior a ponto de 250grs já ser comprado a 50 dólares.
A Erva de Santa Maria é abundantíssima por todos os lugares, existe pois a matéria prima e sem nada custar.
Em uma época como a que atravessamos em que as atividades devem ser multiformes e efetivas e que se oferece oportunidade para ganhar-se muito dinheiro, nas pequenas fontes de riqueza como essa em que não se empregam grandes capitais, porque se tem a matéria prima em toda parte e gratuita, não deixaria de ser oportunismo experimentarem os espíritos empreendedores, as possibilidades de auspiciosos lucros dessa pequena indústria acessível.
Em um país de tantas riquezas e de tantos recursos, não podemos deixar de aproveitar por mais mesquinhos que sejam; porque a ciência do futuro garantir, e saber migalhas reunir.
Parece-nos que seria uma boa oportunidade para os nossos pequenos industriais ganharem dinheiro, fazendo como no Paraguai para obter a essência de Petit-Grain das folhas de laranjeira, e que em uma pequena choça, a guiza da usina local de água disponível e a fartura e com um alambique ordinário de folhas de flandres, o fogo lento, destilam essa preciosa essência junto mesmo aos laranjais e fazem dela fortunas.
Segundo dizem os especialistas, a essência é muito volátil, rende pouco é só depois de madura a erva pode dar resultado.
A erva floresce em agosto.

Bibliografia:
Chácaras e Quintais 1919 pág 103

Nenhum comentário:

Postar um comentário