domingo, 12 de fevereiro de 2012

A Banana

Sem o menor exagero, a banana é um dos mais preciosos frutos doados pela natureza ao homem. Ela tem sempre constituído a base essencial da alimentação de grande número de povos das regiões tropicais, porém, merecia ser considerada também nas regiões temperadas, como alimento de primeira ordem, senão de primeira necessidade, tanto mais que é possível embarcá-la para toda a parte, tão regularmente como se procede com o arroz, o cacau, o café e outros. A preciosa musáceas poderia, com efeito, sem inconvenientes e dificuldades, desempemhar na alimentação dos povos das zonas temperadas, o mesmo papel da maioriados ceriais e dos tubérculos. Quando não fossem outras considerações, somente as propriedades nutritivas da banana a fariam recomendada, pois são excepcionais, fazendo dela o mais rico produto alimentício fornecido pela série vegetal. Sua porcentagem de hidrocarbonos a faz uma produtora de calorias muito superior; por exemplo, a batata.
A banana bate a batata na porcentagem de hidratos de carbono e de riqueza em calorias, convindo acrescentar que aqueles 8% de cinzas revelaram ao professor Prescott, do Instituto Tecnológico de Massachussets, a presença de uma maior parte de sais úteis ao organismo, fosfatos, sulfatos e cloretos de potassa, soda, magnésia e cal.
Em tais condições, a banana constitui-se por só, uma alimentação tão substancial quanto gostosa. Ela não é, a bem dizer, um alimento completo, por causa da fraca porcentagem de materiais gordurosos e de proteínas em relação aos hidrocarbonetos; associam-lhes, porém, uma pequena quantidade de carne ou de leite, e já estará restabelecido o equilíbrio.
A banana é mais saborosa e também facilmente digerivelmente, quando comida crua mais perfeitamente azotada. Em tais condições, essa musácea tem uma boa parte de seus hidratos de carbono transformada em açúcar assimilável, simplesmente pela operação da mastigação. A digestão estomacal se encontra assim facilitada e abreviada, a tal ponto que a banana se torna mais depressa digerida que a maioria dos alimentos usuais. Sua digestão estando ela perfeitamente madura, ou demasiadamente madura, se faz em uma hora e 45 minutos, ao passo que as batatas levam em função 2h e 30 min, quando cozidas


Bibliografia
Almanaque Agrícola Brasileiro 1921 pág 296

Nenhum comentário:

Postar um comentário