sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Aproveitamentos da Banana

Tem-se ensaiado a secagem ou diversos meios de conservação tem-se feito coser com açúcar para fabricação de farinha, tem se feito doces e conservas em calda. Porém tudo tem sido insuficiente, diante da super produção.
Ultimamente a imprensa parisiense tem anunciado a venda de novos produtos alimentícios nos quais entra como base, a farinha de banana; ainda não conhece bem o valor desse produtos e é possível que entre as misturas se encontrem alguns facilmente aceitáveis.
O problema não consiste tanto em aumentar o valor nutritivo da farinha de bananas, suficiente mesmo, senão em fazer um alimento ao gosto do consumidor.
A idéia deve ser entre nós imitados para aproveitarem as bananas que não pode se exportadas, aumentando assim o seu valor e efetivando a perda dos frutos.
Mr de Herelle, atualmente chefe da estação experimental de Yucatan, na Merida, diretor da destilaria em Porto Barris, na Guatemala, está estudando um processo para obtenção de um novo e excelente álcool de consumo. Os ensaios feitos no laboratório e a fabricação que ele tem tentado na distilaria com as bananas refugadas pela United Fruit Company, e destinadas a serem lançadas ao mar, ou apodrecerem sobre a costa, tem permitido obter uma aguardente de muito boa qualidade e muito semelhante ao whisky.
As amostras que não tinham senão seis meses de barril, enviadas à Exposição de S. Luiz foram reconhecidas ao paladar como de qualidade superior.
Depois da análise feita no laboratório do Departamento de Agricultura de Washington foi esse produto altamente recompensado com uma medalha de ouro. Foi o bastante um ano de barril (sabe-se como o envelhecimento dos alcois se opera ligeiro nos países tropicais para comunicar ao produto uma fineza notável.
O whisky da banana se aproxima muito pelo gosto, do Canadian Club, poré, ele apresenta sobre whiskies de milho, a vantagem de ser um produto puro ao passo que os outros não são alcois de milho retificados e perfumados com diversos líquidos, entre os outros, entre os quais os vinhos de Xerez e do Porto.
A verdade é que não existe whisky puro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário