domingo, 4 de março de 2012

Cultura do Urucúm

Planta de Urucum

O urucum talvez para muitos não pareça ser de grande utilidade na indústria, retratando, a nosso ver, ele parece desempenhar um papel mais importante que o da Catuaba, (Copernícia cerifera Mart,) e a Castanha do Pará (Berthollelia excelsa, H.B.)
A massa pastosa, vermelha, que envolve as pequenas sementes que em grande número se contra nas capsulas, não só representa um papel importantíssimo na indústria dos nossos silvícolas que não podem dispensar, pois ela não só lhes substitui o talco e os pós que empregamos na nossa toalete, mas também lhes fornece a massa para cobrir os fios com que enrolam as flechas e os arcos bem como outros artefatos de seu uso, e também na indústria dos povos civilizados o Urucum representa um papel bastante importante como corante. Esta citada massa se obtém, pelos processos primitivos lavando as sementes em água fria ou quente depois deixa-se assentar a massa no fundo da vasilha, decanta-se o liquido e se obtem assim uma massa que enrolada em folhas ou fundida em blocos aparece nos mercados sob o nome de Arnalo, Arnato ou Urucum e serve para colorir queijo, manteiga, massas alimentícias, vernizes e lacres, bem como muitos outros produtos. As raízes da planta representam um papel importante na medicina popular, sendo empregado contra bronquites e outras moléstias do peito.
O urucum semeia-se entre agosto a dezembro. Prepara-se canteiros com estrume bem defeitos, para neles se proceder a semeadura, colocando-se em covas rasas, as sementes, nas distâncias de 10 centímetros mais ou menos recobrindo com meio centímetro de terra e em seguida regam-se os canteiros e cobrem-se com bolhas de bananeira ou outra folhagem.
Deve-se conservar os canteiros moderadamente úmidos, regando-os à tarde, quando não houver chuva.
Quando as plantinhas, depois de algumas semanas, estiverem nascidas, a sombra deve ser limitada ás horas mais quentes do dia, e quando as mesmas atingirem á altura de uns 10 cm, não haverá mais necessidade de lhes dar sombra. Quando as plantas alcançarem a altura de 10 cm, poder-se-a transplantar-la, em qualquer tempo, para lugares definitivos dando-lhes a distância de 4metros e 50 centímetros em todas as direções. Dão-se alguns carpas no período vegetativo, para combater as mais ervas.

Bibliografia:
Chacarás e Quintais 1917

Nenhum comentário:

Postar um comentário