domingo, 18 de março de 2012

Plantando Aipo

O aipo ou salsão gosta principalmente de solo úmido e ligeiro. A semente leva muito tempo a nascer. É preciso preparar um canteiro muito bem, esmiuçado o mais possível a terra e, quando bem nivelada, estende-se em cima um estrado de terriço de um centímetro de espessura sobre o qual espalha-se, mas sem enterrá-lo, o grão e fixa-se ao solo batendo-lhe levemente com a mão ou com uma prancha, depois estende-se mais um centímetro de terriço bem pulverizado sobre a semente e rega-se constantemente até que nasça
Aipo
Si o tempo correr seco, então regam-se as plantinhas todas as manhãs: desde que estão com quatro folhas dá-se ao canteiro mais um centímetro de terriço e de vez em quando rega-se com água em que foi dissolvido algum estrume de estábulo.
Desbastam-se depois as plantas a dois centímetros e tira-se todo o mato cuidadosamente.
Quando as plantinhas são plantinhas são forte bastante para serem transplantadas, prepara-se o outro canteiro em lugar próprio da horta espalhando em cima da terra uma camada de três a quatro centímetros de estrume finamente pulverizado muito bem curtido, com o ancinho mistura-se este, estrume ao solo.
Não é preciso que dita estrumação afunde, pois o aipo desenvolve uma enorme cabeleira de pequenas raízes, mas pouco afundam e portanto só aproveitarão o estrume dado superficialmente.
A distância entre os pés deve ser de 30 a 40 centímetros; põem-se três fileiras de plantas em cada canteiro de um metro de largura em roda de cada pé põe-se uma camada de terriço de cinco centímetros de diâmetro e de um centímetro de altura; logo depois se rega abundantemente.
O aipo, só o tempo é quente e o sol vivo sofre muito na replanta e pode mesmo secar de tudo num dia, portanto deverá se resguardar a planta do sol e o modo mais econômico de fazê-lo é estender folhagem de bananeira ou mesmo folhas de papel em cima dos canteiros, sustentado este abrigo por meio de tijolos empilhados ou sarrafos de madeira ou simples paus.
Rega-se duas vezes ao dia, até que as plantas pegarem de novo: em tempo de seca as regas devem ser mais copiosas e abundantes.
Seis semanas depois da replantação com tempo chuvoso, se dá estrume líquido repetindo-se esta operação algumas vezes. As mondas devem ser repetidas também.

Bibliografia:
Chácaras e Quintais setembro de 1929

Nenhum comentário:

Postar um comentário