terça-feira, 1 de maio de 2012

A Tabôa Invasora


A Tabôa ou Tabúa, Typha minor, Will, da família das Typhaceas, é outra planta modesta, considerada inútil ou praga; o seu poder é o capim, mas as suas flores são espigas. Vegeta nos terrenos úmidos e mesmo dentro d’água, apoiando suas raízes na profundidade do banhando, ou açude, er pelo seu emaranhado retêm a terra e outros elementos onde ela se apoia, formando dentro em pouco, uma vasta e espessa rede, solidamente fixa aos materiais que elas retêm. A tabúa é uma verdadeira “praga” para os açudes e banhados, onde Lea se implanta; o seu desenvolvimento é rápido e dissemina-se com extrema facilidade, tomando dentro em pouco, conta de toda área alagada. Seu fruto acha-se ligado a uma longa haste que eleva-se acima do porte geral da planta, formando um interessante cilindro, aveludado, de belo aspecto e cor ferruginosa escura. As sementes acham-se situadas por camadas ou discos e envoltas em finíssimas e alva paina de seda, muito leve desprendendo-se e consigo levando facilmente a grandes distâncias as sementes da tabúa, para propagar a espécie; razão porque, ela aparece em quase todos os banhados, açudes ou vagens levadas eplo vento, espalhando-se a muitas léguas em todos os seus arredores, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, Espirito Santo, Paraná e na maioria dos outros estados do Brasil.
A extinção ou remoção da tabúa, de um açude, banhado ou vargeado, é das coisas mais difíceis é penosas, devido ao peso, emaranhado e solidez de seus rizomas; para esse fim, é sempre necessário serrar a rede de suas raízes e arrastá-las em blocos ou por partes, o que é feito geralmente com o auxílio de cordas ou correntes e sob a tração poderosa de uma ou mais juntas de bois, tal é o seu peso. Nas vargens e banhados, consegue-se removê-las  cortando-as ou queimando-as e revolvendo em seguida a terra, afim de afogar ou enterrar as suas raízes para apodrecerem, cobrindo em seguida a área com uma mistura nova e mais vigorosa, a qual é geralmente adaptada a do arroz, mais rendosa e pratica e perfeitamente adaptável às condições.
Tão tenaz é a Tabôa que nos lugares onde vegeta, dificilmente desaparece, mas ao par de sua tenacidade de propagação, ela nos presta ótimos serviços, desde a raiz ao fruto. A Tabúa não deveria ser banida simplesmente com o fim de ceder lugar a outra planta, embora cereal notável, mas nessa ocasião, o seu aproveitamento, traria um rendimento duplo ao agricultor, pois de outra forma, ele aproveitaria somente a área, deixando de parte uma magnífica renda por ela oferecida, que traria grande  vantagem em duplo sentido, com a cultura do vegetal.
Suas raízes são aproveitadas para alimentação dos porcos.

Bibliografia: Chácaras e Quintais - Março de 1922- pág 208.

Nenhum comentário:

Postar um comentário