domingo, 20 de maio de 2012

Kielmeyera speciosa St. Hil.


Esta planta, é uma árvore de 2,5 a 4,5 m de altura, comum no Estado de Minas Gerais e em geral na zona botânica que o Prof. Engler chama de zona de campos: suas folhas são oblongo-sub-ellipticas, inteiras,peninérvea e com 12 a 18cms de comprimento por 5 a 7 cms. E com 12 a 18cms de coomprimento por 5 a 7cms. De largura; as flores são grupadas empouco mais de 1 cm de comprimento por 1 cm de largura é uma planta herbácea rasteira, comum na mesma zona de Kielmeyera speciosa St. Hill. Isto é, nos campos de Minas Gerais.
Simaruba vesicolor
Dificilmente se consegue dês cobrir entre as gramíneas campestres a Sida macrodon DC; seus ramos decumbentes são delgados e apenas espessos 1 a 2mm, se tanto; suas folhas são cordiformes, dentadas, agudas, palminervas e em pouco mais de 1 cm de cumprimento por 1 cm de largura; as flores são isoladas, axilares e em 1,5 a 2cm de diâmatro.
Os ramos de Sida macrodon DC atingem a 20-30cm de comprimento e em geral as folhas se encontram sempre, bem como as flores, na porção terminal dos ramos.
Para tudo. Diversas plantas são vulgarmente chamadas por esse nome em virtude de serem usadas contra diversas moléstias ou em diversos misteres.
Tomemos duas dessas plantas para compará-las; sejam Gomphrena officinalis St. Hill, da família das Amarantáceas e Simaruba versicolor St. Hill, da família das Simarubáceas,
A Gompherena officinalis St. Hill, também conhecida vulgarmente pelos nomes de perpétua e raiz do padre Salerma, é uma planta herbácea fartamente pubescente, de caule prostrado, delgado e atingindo no máximo a 23cm de comprimento; suas folhas são simples, opostas, pouco numerosas, variáveis na forma, do oval ao elíptico, as radiculares; orbiculares e tendo 5-8cm de comprimento por 4-5cm de largura; suas flores são numerosas, grupadas em grande capitulo terminal, hemisférios, com 5cm de diâmetro.
Simaruba versicolor St Hill também chamada Paraíba, é uma árvore pequena, de 1,5 a 3m de altura, de folhas compostas, alternas, numerosas, oblongo-elipticas, com 12-30 cms de cumprimento e de folíolos alternos, com 1 a 8cm de comprimento; suas flores são grupadas em panícula terminal frouxas, de ramos muito longos e ramusculos curtos suportando pequeno número de flores pequenas.
Canudo de cachimbo. São duas árvores cujos ramos fistuloso prestam-se para tubos de cachimbo ou de pito e como tal são usados pelos sertanejos.
A Mebea fistuligera Mart. É uma Euphorbiacea de grande porte, comum nas matas dos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, atinge a 4-6m de altura; tem folhas eliptico-lanceoladas com6-12cm de cumprimento por 1,5-3cm de largura; flores unissexuadas, monoicas, de periantho reduzindo ao cálice e fruto capsula de 14mm de cumprimento , triocular.

Bibliografia: Almanak Agricola Brasileiro, 1912 – A. J. de Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário