domingo, 27 de maio de 2012

Plantas venenosas para os ratos


Scilla maritima, L.

Scilla marítima, L. conforme as recomendações do governo inglês no seu “Rats ordre” de 1918 e como é sobejamente conhecido o ácido arsenioso, como o melhor veneno para a destruição desses terríveis e perigosos roedores, deve-´se com tudo utilizá-los com bastante prudência e reseva, por ser um produto altamente tóxico para a maioria dos animais domésticos e para as aves, o que obriga a restrição do seu emprego aliás, mais fácil do que o fósforo, a strychnina, etc. Por esse motivo, é que o governo inglês está empenhado em encontrar um produto que seja procurado somente pelos ratos e desprezado pelos outros animais, com o fim de exterminá-los, poupando porém os demais; nestas  condições encontra-se realmente a Scilla marítima, L. Uriginea marítima de Baker.
O bulbo planta, já conhecia desde remotos tempos, era empregado por Thephaste e outros médicos gregos da antiguidade, mencionavam o seu emprego na medicina, e Dioscoride descreveu um processo para preparar um vinagre de Scilla, empregado algumas vezes até hoje,
Na Arábia, é a Scilla bastante conhecida e usada pelos médicos, principalmente, sob a formula de uma mistura de Scilla e mel de abelhas. Conhecida pelos antigos com o Cebola de rato, o bulbo da Scilla já tem indicado o seu emprego desde esses tempos, sendo, porém, bastante venenoso também para os gatos e cães, que aliás onde o deprezam; o que não se dá com os coelhos, que como os ratos são ávidos por esta cebola, tornando-se também intoxicados.
A Scilla pertence a família das Liliaceas e é oriunda da Syria, sendo entretanto, também encontrada silvestre na Argelia, no sul da França e da Espanha, Itália, Grécia e Canárias no norte da África, em Portugal, etc. Na Argelia é empregada vulgarmente para matar ratos.
Bibliografia: Chácaras e Quintais – Jul de 1920

Nenhum comentário:

Postar um comentário