domingo, 10 de junho de 2012

Cebola Cecem é muito cultivada no Brasil.


Em nosso país existe uma planta bastante cultivada nos jardins, devido a beleza de suas flores, a qual pode perfeitamente substituir a Scilla Maritima, quanto a sua ação destruidora dos terríveis roedores e aos seus efeitos medicinais, por possuir as mesmas propriedades e conter princípios ativos semelhantes. Essa planta que possui um grande bulbo ou cebola, pertence a família das Amaryllidaceas e é conhecida vulgarmente como cebola cecem, e cientificamente por  Crinum asiaticum, erubescens Alt, variedade Majus e Brasiliensis.

Crinum erubescens,Ait
Na Índia, é cultivada nos jardins do Crinum asiaticum, variedade toxicarium, Herbert (C. toxicarum, Roeb) devido á bela coloração alba de suas flores, servindo também para a substituição e falsificação da Scilla marítima.
Porém, dentre as plantas tóxicas empregadas para o extermínio dos raos, destaca-se uma pertencente a exuberante flora do nosso majestoso país, conhecida vulgarmente por Erva de rato e pertencente á grande família das Rubiaceas: refiro-me às plantas do gênero Palicuria e particularmente a Palicuria Macgravii, St Hil. Ou Psychotria Marcgravii, ols, Spreng, bastante espalhada no nosso vasto território. Esta planta cresce abundantemente de preferência á margem dos córregos e rios, ou nos brejos e lugares sombrios e úmidos das matas, e é encontrada geralmente nos Estados de Minas, S. Paulo, Rio Goiás, Bahia , Pernambuco, Pará, Espírito Santo. É encontrada mais abundantemente em sua variedade minor. Essa planta alcança dois metros mais ou menos de altura, os seus ramos são liso e as suas folhas novas, ligeiramente pubescente; as suas folhas chegam a atingir de nove a doze centímetros de comprimento sobre três a seis de largura, são geralmente opostas e oblongo-ovais. A inflorescência é em panícula corimbosa de 3 a 5 cm de comprimento sendo as flores de cor azulada sobre o vermelho, porém, de ápice vermelho rubro. O fruto é uma pequena baga com cerca de 6mm de comprimento sobre uns 6mm  de largura.
Além dessa, existem ainda outras plantas denominadas Erva de Rato, tais como a Palicuria Velutina. Schlechtend, variedade pubescens St. Hil. Conhecida vulgarmente por Erva de Rato do Mato Virgem, sendo as suas folhas bastante pilosas; é muito tóxica para o gado, ratos e demais mamíferos. A Herva de Rato de Flores Amarelas, Psychotria Tabacifolia, Mull. Arg, encontrada geralmente no estado do Rio de Janeiro, na Serra da estrela e também nos Estados de Minas. São Paulo, Espirito Santo, etc. Erva de Rato de Flores azuis, Psychotria sclerophylla, Mull, Arg. Encontrada abundantemente no estado do Espírito Santo , crescendo a margem do rio Jacu e considerada pelos sertanejos bastante perigosa para o bovinos, que poucas horas resistem a sua ação tóxica.

Bibliografia: Chácaras e Quintais – Jul 1920 pág 33 a 35 Dr. Gustavo Peckolt

Nenhum comentário:

Postar um comentário