domingo, 24 de junho de 2012

Carás do Brasil


Cará pé de anta
 Esta é apenas uma variante  do Cará da Guiné, por isso assemelha-se muito a Cará da Guiné, mas distingue-se do da Guiné por ter ramagem de cor verde mais clara. As batatas é que são muito maiores, devido talvez ser a fórma mais cultivada: pesando em média 4 a 5 kg nõ raro atingem 10 kg de peso. Planta-se em agosto e eleva um ano para se desenvolver totalmente, de modo que se vai colher em agosto ou setembro do ano seguinte. Bem guardada conserva-se no máximo meio ano.
Também é espécie importada, talvez já pelos holandeses no Pernambuco.
Cará inhame
Cará Inhame (Dioscorea alata, Linn) é um cará de forma oval alongada, do comprimento de um palmo com quase metade da grossura. O peso varia de 2 a 5kg. O interior é branco puro; cortado faz brotar um líquido viscoso que logo toma uma cor bruna, tal qual como inhame (Calocasia antiquorum) e daí o seu nome.
Requer terra boa e só dá bem em clima quente: planta-se do mesmo modo como a espécie precedente, em agosto, podendo ser colhida em junho, 10 meses.Como todas as espécies de cará, não deve ser desenterrada com tempo de chuva. Conserva-se menos tempo, isto é 5 a 6 meses. Por não ser dos caras mais saborosos, é empregado mais para fazer “pão de cará”: ralado e misturado com farinha de milho.
Cará amarelo (Dioscorea batatas, Deca) originário da Índia é muito cultivado no Japão, foi importado para o Brasil vindo das Antilhas. É espécie muito espalhada que não se conseguiu aclimatar na Europa . As batatas são um pouco achatadas nos lados, com as quilhas arredondadas, tendo aí ligeiros entalhes como que como que indicando seguimentos; as barbadinhas são escassas e curtas. O interior é amarelo claro, viscoso; ao secar bem como cosinhado perdem essa cor. Regulam pesar 800 a 900grs. Conquanto seja muito saboroso, este cará é pouco cultivado, porque temos outras espécies mais produtivas. Acultura é a mesma que a mesma que a do cará barbado.
Bibliografia: Alamanaque Agrícola Brasileiro – 1923 – pág 237 e 238.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário