domingo, 3 de junho de 2012

Scilla mata animais domésticos.


Scilla Marítima, L.

A Scilla geralmente, mata com rapidez os animais domésticos e todos os mamíferos, sendo os camelos são muito sensíveis a sua ação tóxica, morrendo poucas horas após a sua ingestão. É um violento veneno narcótico-acre, de efeito emeto-catartico, que ativa principalmente sobre o sistema nervoso.
Além desta Scilla, mais conhecida pelo nome de Scilla vermelha e Scilla macho em alguns países, ou Scilla de Espanha existe uma variedade denominada Scilla branca, Scilla fêmea ou Scilla da Itália, a qual possuem as escamas do bulbo cor branca e cuja ação tóxica é bastante reduzida, sendo por este motivo, pouco empregada.
A Scilla pode ser cultivada em nosso país, em qualquer terreno, mesmo no arenoso; a sua propagação pode ser feita pelas sementes ou por pequenos rebentos. A sua colheita resume-se no aproveitamento dos bulbos, dos quais são rejeitadas as suas camadas externas, geralmente secas e bem assim, as centrais, de cor branca e pouco ativa. As camadas internas dessa cebola são vermelhas e possuem ação eminentemente toxica, o seu suco é acre, ligeiramente viscoso e inodoro. Separadas das outras camadas da cebola, são cortadas em pequenas tiras e secas ao sol ou na estufa e guardadas ao abrigo da humanidade para evitar o bolor. Elas encerram matéria corante amarelo avermelhada, tanino, substâncias gomosas, glicose e dois princípios ativos, um amargo, a Scilla Tina e o outro acre a Skuleina, ambos glicosídeo, contêm ainda traços de iodo, sais e etc.
A Scilla é muito empregada para matar ratos, sob a forma de pó, e na Grécia, é utilizada para o fabrico do álcool, fazendo-a fermentar e depois submetendo a destilação os seus bulbos.
Em nosso país, existe uma planta bastante cultivada nos jardins, devido à beleza de suas flores, a qual pode substituir a Scillas marítima, quanto a sua ação destrutiva dos terríveis roedores e aos seus efeitos medicinais, por possuir as mesmas propriedades e conter princípios ativos semelhantes. Esta planta que possui um grande bulbo á cebola, pertencente a família das Amarillideas e é a Scilla marítima, L.

Bibliografia: Chácaras e Quintais 15 de julho de 1920.

Nenhum comentário:

Postar um comentário