domingo, 9 de setembro de 2012

A História do Extrato Fluído na Antiguidade

Extrato Fluído de Nogueira

A preparação dos extratos, vem de uma época muito longíqua, milhares de anos  já se passaram desde quando foi concebida a maneira de reduzir o vegetal a tais condições para o seu emprego, como medicamento.
Petitot, em sua tese sob a denominação “considerações sobre os extratos empregados, em farmácia” sustentada em 1875 perante a escola de Montpellier, na França diz que, quem primeiro deu oas medicamentos esta forma foi Chin-Neng, Imperador da China.
Chin-Neng na história da China foi o segundo dos nove soberanos que precederam ao estabelecimento da dinastia; contemporâneo de Menés, primeiro rei do Egito e morreu 2.600 anos antes de Cristo.
Chin-Neng aplicava-se ao estudo das plantas, e após ter escrito uma história que existe sob o nome de “Hervário de Chin Neng” fez ensaios e análise de composição dos extratos.
Esses extratos eram dados com precaução aos doentes e o Imperador fazia verificar seus efeitos e suas propriedades, e assim lhe foi possível compor uma matéria médica (Carta a C.L. Cadet – Boletim de farmácia, Paris 1813 – tomo 5º página 481)
Devido a ter sido Chin-Neg, o primeiro que fabricou a forma farmacêutica denominada extrato, Petitot, cita este Imperador como o mais antigo de todos os boticários, por ser o primeiro que a história faz menção.
No ano 65 da era cristã apareceu uma obra notável de Medicina e Botânica escrita por Dioscoride, dividida em 5 livros, e que foi durante 15 séculos a matéria médica, dos turcos, dos árabes e de outros povos.
Nesta obra há referências aos extratos, sobressaindo o de cicuta, obtida com o suco da planta e dessecada lentamente.
Dioscoride nasceu em Anagarbe, na Cecília, Itália, nos primeiros anos da era Cristã, foi contemporâneo de Plínio- o naturalista.
É de justiça salientar que os árabes, foram os primeiros farmacologistas que se ocuparam cuidadosamente e com bastante inteligência de preparação dos extratos.
No Tratado dos Simples, Ibri El Berthar, fala dos extratos dos frutos e Abd ex-Rezzaq bo seu Kchef ET Roumouz.
Tratado da matéria árabe fala dos extratos de tâmara e de uvas.

Bibliografia: Revista Brasileira de Farmácia setembro de 1941 – pág 505 e 506 Profº Heitor Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário